// você está lendo...

Bloguices

O fim de uma era

O dia do aniversário é ótimo para tomar decisões que estavam pendentes, aguardando uma dose adicional de coragem.

Vi hoje que o Alexandre Gonçalves encerrou o Coluna Extra, blog que ele mantinha desde 23 de maio de 2004. E aí resolvi seguir a corrente e também fechar este botequim. Por vários motivos, alguns dos quais explicados na crônica da Cora Rónai, que está abaixo. Para ver o post final e saber os motivos do Alexandre é só (clicar aqui).

Não é uma decisão difícil, nem deve causar surpresa. Esta ferramenta foi muito útil, muito interessante e ajudou bastante na popularização da internet como fonte de informação. Mas, como tantas outras, perdeu seu espaço e sua praticidade. A partir de hoje, portanto, quem passar por aqui não encontrará coisas novas, mas poderá consultar os arquivos, que ficarão abertos (como também estão na versão anterior do DONC, aqui).

A coluna De Olho na Capital continuará sendo publicada no Diarinho às terças e quintas, nas edições impressa e online (para assinantes) e reproduzida às vezes no Facebook pelo pessoal do jornal. E, claro, também continuo dando meus pitacos no twitter (@cvalente) e no facebook, sempre que tiver alguma coisa a dizer.

BREVE HISTÓRIA DO BLOG

O primeiro blog que fiz, em 2001, era um blog militante. Os jornalistas da Gazeta Mercantil estavam em greve (na época eu trabalhava em São Paulo, na sede do jornal) e era preciso informar a todos do que ocorria, manter a mobilização e difundir rapidamente os comunicados e convites para assembléias. O blog foi um auxiliar importante. Não era, portanto, um blog pessoal, as notas não eram assinadas, mas ali aprendi a manejar e a administrar essa forma de contato com o público. Não consegui mais achar o leiaute da página, mas ainda tenho algumas charges que a gente publicou na época, denunciando as condições de trabalho (com salário atrasado) e algumas decisões esdrúxulas da justiça trabalhista, que parecia às vezes estar de mãos dadas com o (mau) patrão.

charge 1

Charge de 2001, publicada no blog da greve.

charge2

Outras charges publicadas no blog da greve, feitas por um ilustrador do jornal.

A greve terminou e fomos todos demitidos, por e-mail e telegrama. Com centenas de jornalistas na rua, atrás de frilas em São Paulo, achei melhor voltar para Florianópolis, onde pelo menos tinha casa quitada e não precisaria pagar aluguel. Aqui, para não enferrujar e continuar escrevendo, criei um blog, desta vez pessoal. O Carta Aberta, que tinha, como subtítulo, “uma espécie de livro de crônicas”. Foi a minha janela para mundo de 2002 a 2005. Não era um blog “jornalístico”, ou de política, era, apenas, uma espécie de livro de crônicas.

donc23-cartaberta2002

A “cara” inicial do Carta Aberta, em 2002.

donc23-cartaberta2005

A partir de 2003 o blog ganhou um leiaute mais caprichado

Em 2005, o Diarinho me convidou para fazer uma coluna de política estadual que tivesse o jeitão do… Diarinho. Aí larguei tudo o que estava fazendo, inclusive o Carta Aberta, e iniciei o novo projeto. A coluna no jornal era diária e aí não sobrava tempo para fazer outro blog. Resolvi então abrir um blog com o mesmo nome da coluna (“De Olho na Capital”), onde publicaria o que saiu na versão impressa. E assim tem sido, com algumas modificações e alterações (hoje a coluna do jornal é publicada apenas duas vezes por semana, por exemplo) mas, em geral, o que saiu no jornal está aqui. E tem várias coisas que foram publicadas aqui mas não estão no jornal.

donc23-donc2005

O primeiro leiaute do DONC, que durou vários anos.

donc23-donc2014

A “cara” mais limpa do blog, adotada em 2009.

TÁ COM SAUDADE? JÁ TEM O LIVRO?

Os primeiros dois anos deste blog (agosto de 2005 a agosto de 2007) foram muito divertidos e movimentados. A coluna era diária e acabei produzindo muito material. Tanto que achei que seria legal armazenar os “melhores momentos” em uma outra plataforma: em 2010 publiquei (em parceria com o Diarinho) o livro “De Olho na Capital: Os dois primeiros anos”. São 200 páginas de irreverência e bom humor que mostram como era a política estadual (e nacional) naquele período.

Capa do livro

Capa do livro com material do blog e da coluna

Ainda tenho alguns exemplares desse livro que vendo, com todo prazer, por um precinho especial: R$ 20,00. Se tiver interesse, clique no item “contato”, ali em cima, para mandar um e-mail.

Obrigado a todos e todas que me honraram com a leitura neste espaço ao longo de tantos anos. Espero que possamos continuar amigos, em outros endereços.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. […] A blogosfera de Florianópolis sofreu dois solavancos fortes hoje (23/05): dois influentes e tradicionais blogueiros baixaram as portas de seus endereços virtuais. Isso mesmo! Num único dia, o Coluna Extra e o De Olho na Capital encerraram suas atividades. O primeiro – do jornalista Alexandre Gonçalves - parou justamente na data de aniversário de dez anos. O segundo – do também jornalista Cesar Valente – segue uma tendência de mortandade bloguística – veja aqui – e de diáspora para o Facebook. […]

    Posted by menos dois blogs… | | maio 23, 2014, 22:46
  2. Obrigado. Sou um fã pré-histórico. Um velhomamute.

    Posted by PAULAO | maio 31, 2014, 14:47

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos