// você está lendo...

Bloguices

A semana dos enigmas

Coelhinho e seu ovo

Ilustração: André Valente

Um dos maiores mistérios da civilização é celebrado esta semana: um coelho que nasce de um ovo, ou, segundo outras variantes, põe ovos. Em todo caso, distribui ovos.

Antigamente a preparação era extensa: durante muitas semanas todo ovo utilizado nas casas era cuidadosamente aberto, com seu conteúdo retirado por um pequeno orifício numa das extremidades ovóides do ovo. Não se quebrava o ovo de qualquer jeito.

Depois de lavadas e secas e pintadas com maior ou menor apuro (dependia do nível artístico da casa), as cascas eram preenchidas com as mais variadas guloseimas, que iam do amendoim japonês (!!!) feito em casa, aos confeitos de açúcar colorido. Em alguns países só se pintava o ovo depois de cozido, sem abri-lo. E afinal eram colocados nas cestinhas que seriam cuidadosamente escondidas para que, no domingo, a criançada passasse horas procurando onde que esse coelhinho safado (ou maroto, como diz a canção popular) tinha enfiado os presentes.

Bom, o fato é que jamais saberemos qual o real parentesco do coelho com a galinha e muito menos o que têm a ver as multinacionais do cacau com essa história toda. Mesmo sem entender direito, come-se muito chocolate, muito ovo e, em algumas regiões, muito coelho assado, ensopado e na brasa. Delícia.

Amanhã recomenda-se fazer jejum para preparar o pandulho (fígado incluído) para os exageros do domingo. No máximo um peixinho grelhado. Evite por todos os meios comer o coelho na sexta ou no sábado, pra não estragar a festa. Deixe para o domingo, depois que as crianças tiverem encontrado as cestinhas com os ovos do coelhinho.

Ovinhos

Feliz Páscoa! E boa sorte com os ovos do coelho!

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

Comments are closed.

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos