// você está lendo...

Governo Colombo

A ira do governador

O João Raimundo cultiva seu jeitão lageano e construiu a fama de ser um fala mansa. Cordato e sem rompantes, tem quem ache que às vezes, como maior autoridade do estado, deveria dar uns murros na mesa e falar mais alto.

Pois esta semana ele fez algo surpreendente. Claro que não deu nenhum soco, nem na mesa nem em ninguém. Mas, mesmo com sua fala mansa, disparou contra a Espaço Aberto, a construtora onipresente dos governos LHS e Colombo. Que todo mundo julgava intocável, imovível e onipotente.

Disse que a empresa estava atrasando a obra de recuperação da ponte Hercílio Luz e deu até um ultimato (padrão Raimundo, claro): vai decidir até o dia 5 de março se rompe o contrato. De fato, a Espaço Aberto tem fama de atrasar obra. Levou uns 15 anos pra concluir a sede dos Correios, em São José.

O espanto com a Espaço Aberto é só do governador. A gente (principalmente quem lê esta coluna), tá cansado de se espantar com ela. Vejam só: o texto a seguir foi publicado aqui no dia 8 de junho de 2009:

Isto é que é Espaço Aberto

Se tem uma construtora que terá que ser estudada em todas as faculdades de engenharia e administração do estado, é a tal de Espaço Aberto. A cada nova obra, uma surpresa. Parece que não há qualquer limite para o espaço que essa operosa empresa pode ocupar.

Reforma do vão central da ponte Hercílio Luz? Um trabalho de extrema especialização, grandes riscos e que exige tecnologia e experiência? Não tem problema, a Espaço Aberto está lá, como participante do consórcio. Que tipo de experiência levará para o trabalho em grupo? Bom, acredito que o conhecimento que tem das autoridades estaduais e de como as coisas andam na burocracia estadual. Porque experiência técnica nesse tipo de trabalho, até onde se sabe, não tem mesmo.

Muro de contenção da encosta da SC 401, ali perto do Centro Administrativo, onde houve aquela queda de barreira que interrompeu a via e matou um caminhoneiro? Não tem problema, a Espaço Aberto está lá. Sem licitação, como é costume nessas obras de emergência (!!!), sem experiência neste tipo de construção rodoviária, mas firme e forte. Custará mais de dez milhões, valor questionado por alguns engenheiros como excessivo, mas não tem importância, o espaço está aberto para negociações (e com essa graninha, sempre dá pra subcontratar).

Quem poderia pegar no pé das autoridades que contratam a Espaço Aberto pra quase tudo? Quem sabe o Tribunal de Contas do Estado, né? Que nada. Ou vocês não sabem quem é que está construindo o novo e espetacular palácio de Cristal, 17 vistosos andares de moderna funcionalidade que o TCE está erigindo na praça dos dois poderes catarinenses? Claro, a Espaço Aberto, em consórcio com outra construtora (decerto porque, com tanta obra, a Espaço Aberto sempre precise de alguma ajuda).

Não é uma performance espetacular? As demais construtoras catarinenses devem estar se sentindo como empresinhas amadoras, incapazes de fazer frente ao poderio da Espaço Aberto. Maravilha.”

A assessoria do governador diz que desde 2012 ele tem cobrado todas as semanas o cumprimento dos prazos nas obras tocadas pelo Espaço Aberto. E que agora encheu o saco. Cansou. Por isso resolveu jogar sua insatisfação com o “parceiro” no ventilador.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Esta empreiteira deve ser muito ESPAÇOSA mesmo para tocar tantas obras ao mesmo tempo, sob às vistas grossas de qualquer esfera de governo, tanto que a INFRAERO por estes dias, também está ameaçando, a Rescisão de Contrato por Atrasos constantes nas obras do novo Aeroporto Hercílio Luz. Aff Dios, quando será que Flonapxs vai ter um aeroporto decente???

    Posted by Altair Souza | fevereiro 27, 2014, 17:26
  2. Essa aí também tá no padrão Espaço Aberto de conclusão de obras:

    Base Aérea de Florianópolis assina contrato de construção de Hospital
    Publicado: 22/10/2008 16:06h
    No dia 7 de outubro, foi assinado o contrato de construção do Hospital da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em reunião realizada na sala do Comandante da Organização.

    Assinaram o contrato o Coronel-Aviador Jefferson Antonio Koschinski, Comandante da BAFL e o representante da empresa Construtora Espaço Aberto Ltda, Paulo Ney de Almeida, responsável pela execução da obra.

    A modernidade e tecnologia estão presentes no projeto do hospital que será construído em prédio único e contará com salas cirúrgicas, inclusive salas de parto, unidades de internação e médicos de plantão 24hs. A obra será iniciada ainda este ano e, futuramente, poderá oferecer um melhor e mais completo atendimento, trazendo grandes benefícios aos militares da ativa, da reserva e seus dependentes.

    Posted by carlos | fevereiro 28, 2014, 09:42
  3. Isto ainda se chama indício de corrupção ou já serve como prova? Se pudesses fazer uma investigação geral no DEINFRA verias que aquilo lá tem muita história.

    Posted by Pedro Mariano | fevereiro 28, 2014, 10:46
  4. É uma empresa multiespecialista, uma player de nível mundial…

    Posted by Fernando S | fevereiro 28, 2014, 14:18
  5. Tem mais duas obras que tem a marca da espaço aberto(ao Romualdo,LHS, Regua, Paulo M ,etc):a sc 403 inglesese e o aeroporto aqui de S Joaquim que o asfalto da pista rachou antes de descer um avião.

    MP(?) nela.

    Posted by Omar | fevereiro 28, 2014, 14:59
  6. Dizem e eu não afirmo que esta empresa só deslanchou depois que a “nossa” ex senadora virou sócia oculta no negócio.

    Posted by Osni Dutra | fevereiro 28, 2014, 16:17
  7. Espera-se que não fique um espaço aberto entre as duas cabeceira da Hercílio Luz

    Posted by NMIlanez | março 1, 2014, 20:57
  8. Corrigindo: Espera-se que não fique um “espaço aberto” entre as duas cabeceiras da Ponte Hercílio Luz

    Posted by NMIlanez | março 1, 2014, 20:59
  9. Sabe quem tem um apartamento no andar de cima do dono da Espaço Aberto ?!? Luiz MARLENE RICA da Silveira (imóvel declarado no TRE/SC. Proximidade para facilitar a conversa dos compadres … Condôminos sempre tem MILHÕES de assuntos para tratar!!!

    Posted by fernando | março 4, 2014, 10:55
  10. Cesar, estou esperando uma publicação sua sobre a repressão violenta do ditador da Venezuela! Estou vendo muita gente que criticava a ditadura brasileira em um silêncio hipócrita absurdo! No aguardo! Gosto das tuas publicações!

    Posted by Marcelo | março 6, 2014, 00:20

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos