// você está lendo...

Mão na botija

Parece mentira!

Ontem o STF começou a decidir pela prisão imediata de alguns dos 25 condenados no “processo do mensalão”. É uma data histórica, ainda que com certo atraso. Quando o processo começou a ser examinado pelo Supremo, em 22 de agosto de 2006, as esperanças de que esse dia chegasse eram pequenas. Imaginava-se, na época, que a coisa poderia se arrastar pra além de 2014. Na nota abaixo, publicada naquele dia igualmente histórico de 2006, expus meus temores:

SEM SURPRESAS

Hoje o STF começa a decidir se aceita a denúncia contra as 40 pessoas envolvidas naquela história de fundos não contabilizados, o tal mensalão. A decisão poderá sair em até três dias. Caso aceite, os denunciados viram réus e começa o processo.

E aí, será mais uma daquelas novelas intermináveis do STF. O jornalista Ricardo Noblat lembra que o processo contra Jáder Barbalho, acusado de ter desviado grana da Sudam, se arrasta há seis anos e não se sabe quando terminará.

O processo contra os 40 mensaleiros, segundo as contas mais otimistas, poderá ir além de 2014. E nada faz crer que, uma vez aceita a denúncia, eles chegarão a ser condenados. As estatísticas mostram que o STF condena pouco aqueles que têm foro privilegiado.

Em todo caso, reproduzo, abaixo, uma ilustração que publiquei na coluna do dia 17 de agosto de 2005, quando a gente ainda tinha esperança que fosse acontecer alguma coisa com os envolvidos na patifaria. Tal e qual a viagem do homem à Lua, hoje já tem gente dizendo que nada daquilo aconteceu, que foi tudo uma armação da zelite golpista, aliada à imprensa vendida. Então tá.

Balaio de Siri

Balaio de siri: puxa um, vem outro. Ilustração de André Valente.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

Comments are closed.

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos