// você está lendo...

Política

E agora, Ideli?

Vignatti e Ideli e seus amigos

Ao fundo, desfocadinhos, Ideli e seus amigos. À frente, o novo presidente do PT-SC.

Os petistas são como muitos de nós: vivem brigando, discutindo e debatendo entre si, mas quando alguém de fora começa a falar nisso, unem-se todos contra o estranho no ninho. Mesmo correndo esse risco, não consigo resistir à tentação de dar alguns pitacos sobre o cenário dos sonhos da Ministra das Relações Institucionais, que ficou meio bagunçado com a vitória de seu arqui-rival e adversário de longa data, o Salvatti, digo, o Vignatti.

Vocês todos sabem (ou deveriam saber, porque isso faz parte da cultura geral e pode ser que caia no vestibular), que a Ideli e o Cláudio são companheiros de fé, amigos e camaradas desde sempre. E, no mesmo período, sempre trocaram caneladas. Há quem localize o início das hostilidades nas eleições de 2010. Ideli era candidata a governadora e o Cláudio a senador. Os dois foram derrotados.

Mas parece que o que enfureceu Ideli foram uns “santinhos” do Vignatti com o Colombo, feitos pra dar a entender ao eleitor que tudo bem, podia votar no padreco do DEM pra governador, mas não deveria esquecer de votar no outro padreco, do PT, pra senador.

A vingança, diz o ditado, é um prato que se come frio. Mas Ideli não esperou muito. Um mês depois de assumir o Ministério (então Secretaria) das Relações Intitucionais, em junho de 2011, demitiu o secretário geral da pasta. Que era, como vocês podem imaginar, o Cláudio Vignatti. Coitado, tinha arrajado aquela boquinha em março e poucos meses depois já leva um pé na bunda.

Pronto, aí o caldo já estava entornado e a divergência na disputa pelo comando estadual do partido seria, como foi, inevitável.

O grande projeto do PT nacional, ao que tudo indica, era apoiar a reeleição do Colombo, apoiar o PMDB como vice e colocar a concorrer, de novo, ao senado, a Ideli. Este era, até onde sei, também o cenário dos sonhos da Ministra. Que estava fazendo de tudo (inclusive mobilizando o Idelicóptero), para tornar sua candidatura irreversível.

Há algum tempo, porém, a coisa já não estava indo muito bem na campanha. Os sinais eram tão claros que o jornal O Estado de São Paulo publicou, na última sexta-feira, uma matéria com um título que considerava jogo jogado o que iria ocorrer no domingo: “Ideli deve ser derrotada nas eleições do PT em SC”.

A situação criada com a derrota de Ideli preocupa os coordenadores da campanha da Dilma: querem um palanque forte em Santa Catarina e temem as consequencias do lançamento de um candidato do PT, abandonando a aliança que estava sendo construída.

Aliados da Ministra acenam até com uma intervenção do diretório nacional no estadual, que assegure um apoio mais amplo à reeleição.

Os desafetos da Ministra fazem piadinhas com a capacidade da Ideli, de gerir relações institucionais. “Se não conseguiu dentro de casa, como conseguirá fora de casa?”

No mesmo dia em que saiu o resultado das eleições diretas do partido, saiu também a informação que a Comissão de Ética da Presidência da República vai investigar o uso do Idelicóptero. O aparelho, que é da Polícia Rodoviária Federal, foi usado cinco vezes, de 2012 a 2013, “para inaugurar obras rodoviárias, lançar editais, inaugurar posto da PRF e se reunir com prefeitos”.

Como em todo duelo de titãs, a guerra não termina quando um dos lados vence uma batalha. Hoje foi o dia do Vignatti festejar. Mas Ideli, que não está morta e não é de fritar bolinhos, certamente dará o troco. Para nós, que ficamos na arquibancada, apenas assistindo (e xingando o juiz de vez em quando), resta sentar e esperar o próximo round.

Vignatti comemora a vitória

As fotos do Vignatti foram "coletadas" no Facebook dele. A foto propositalmente desfocada é do Roberto Stuckert Filho/PR. Não, aquela moça de saia verde não é a Ângela Albino.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. É muito cacique pra pouco índio…

    Posted by Léo | novembro 12, 2013, 10:28
  2. Ficou
    melhor ainda pro Colombo, vão peitar a Dilma e o Lula e esse Vignatti (outra farsa) tá queimado pro resto da vida!

    Posted by juca | novembro 12, 2013, 14:31

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos