// você está lendo...

Ranzinzices

O tablete amarelo de 1001 utilidades!

Tabletes 1

Tabletes nas SDR de São Miguel, Tubarão e Chapecó

Tabletes 2

Tabletes nas SDR de Itapiranga, Joaçaba e Grande Florianópolis

O tablete amarelo que o governo do estado está entregando para os professores tem múltiplas utilidades. Por enquanto, como podem ver nas fotos acima, que foram distribuídas pela Secretaria de Comunicação, cumprem o papel de propagandistas políticos.

O leitor mais distraído poderia pensar que se trata de propaganda da National Geographic (famosa revista e canal de TV), cujo logotipo é um retângulo amarelo. Mas não, é propaganda do governo do João Raimundo mesmo.

Pra quem se aplicar no aprendizado do seu uso, o tablete, conectado à internet (tem internet em todas as escolas?), pode ser uma ferramenta útil. Não se trata aqui, portanto, de desfazer o mimo ou achar que não deveria ser utilizado. Mas de questionar:

a) Por que as SDR obrigam os servidores públicos a posar para fotos de propaganda mostrando os presentinhos?

b) Na listinha de prioridades das mazelas da educação estadual não existem problemas graves que aguardam solução?

TECNOLOGIA MÁGICA

Pessoas pouco ilustradas, com pouco estudo e cultura rala têm uma tendência a sobrevalorizar coisas “da moda”. Não conhecem direito sua utilidade, mas copiam o que outros fazem, achando que com isso igualam-se no “desenvolvimento”.

Ocorre com esta febre por tablets o mesmo fenômeno que enche as cidades de “câmaras de monitoramento”. Gabam-se as autoridades de estarem adotando “tecnologia de ponta” e distraem-se com esses brinquedos novos.

E, no mundo real, há falta de efetivo, carreiras mal estruturadas, problemas de inadequação salarial, escolas sem manutenção preventiva ou mesmo com defeitos graves.

Não será surpresa para esta coluna se, num dia de chuva forte, a professora tiver que correr para evitar que seu tablete seja atingido por alguma das várias goteiras que brotam do telhado “recém-reformado”.

Ou mesmo, num caso mais grave, que algum aluno “sem educação” use o tablete para agredir fisicamente professores.

[Fotos: Gisele Vizzotto/SDR S. Miguel do Oeste; Viviana Borchardt/SDR Tubarão; Douglas Dorneles/SDR Chapecó; Sadi Reckziegel/SDR Itapiranga; Mayelle Hall/SDR Joaçaba e Patrícia Antunes/SDR Grande Florianópolis.]

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Esses tablets realmente não vão revolucionar o ensino em nosso estado. Mas a vinda deles não acontece em detrimento da reforma das estruturas das escolas, já que provém de programa federal. Esses tablets estão indo pro país inteiro, não são particularidade de SC.

    Posted by Alex | abril 18, 2013, 07:33
  2. Uma professora de escola pública estadual me comentou que não consegue imaginar um futuro para seus alunos. Não sabem ler e escrever, não largam seus celulares, apresentam trabalhos baseados em vídeos, são extremamente agressivos (em especial com as professoras), estão certos da impunidade pelos seus atos (a culpa nunca é deles, é da sociedade) e só sabem argumentar que tem direito pra tudo. Tablets, nesse contexto, não serve para nada.

    Posted by Victor | abril 18, 2013, 07:50
  3. Semana que vem já tem “amarelinhos” perdidos!
    - Vamos apostar?!

    Posted by Pela Verdade | abril 18, 2013, 08:25
  4. Programa federal? Então a comissão foi federal…

    Posted by Léo | abril 18, 2013, 10:43
  5. Há algumas semanas estava sentado a espera do sinal para começar um concurso público e ouvi a conversa de duas senhoras.

    Eis que uma delas dizia o seguinte: “na época do Paulo Afonso ele nos valorizou, tinha plano de cargos, progressão. Já o Colombo é só propaganda na televisão. Só gasta dinheiro com propaganda.”

    Fiquei até surpreso com esse relato em defesa ao Paulo Afonso, já quanto ao Colombo não me trouxe novidades. É o pior governo da história de Santa Catarina.

    Posted by Henrique | abril 21, 2013, 02:31
  6. Pacto por SC e Brasil: MAIS OBRAS, menos propaganda!

    Posted by Léo | abril 22, 2013, 10:47

Posts recentes

A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente
Sexta-feira santa. Santa?
17 de abril de 2014, 7:08
Por Cesar Valente
Não entendo!
15 de abril de 2014, 7:08
Por Cesar Valente
E o jornal de domingo?
13 de abril de 2014, 15:00
Por Cesar Valente
Que vivam os estudantes!
3 de abril de 2014, 7:08
Por Cesar Valente

Arquivos