// você está lendo...

Caraminholas

A coluna de quinta

AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO
OU QUASE TUDO

A VIAGEM DOS SENADORES

Hoje o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC) está retornando ao Brasil, depois de alguns dias não só em missão oficial no Caribe, mas também e principalmente na agradabilíssima companhia do sempre ilustre ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB/AL).

Foram inspecionar alguma coisa no Haiti, onde o exército brasileiro presta serviço às Nações Unidas e depois foram a Cuba. A passadinha no Haiti, dia 15, foi rápida. Ao anoitecer já estavam em Cuba, que tem hotéis muito melhores. Como Collor não é fraco e é ele que chefia a comitiva, ficaram no Meliá Habana, que é o maior hotel da cidade.

Caso vocês não lembrem, Collor é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e convidou LHS porque o catarinense é presidente da Subcomissão de Reaparelhamento das Forças Armadas.

Na comitiva, junto com esses dois figurões, estão também os senadores: Aníbal Diniz (PT/AC), vice-presidente do Senado e Inácio Arruda (PCdoB/CE).

No programa, como se espera de parlamentares, apenas visitas e conversas, muitas conversas. Então por que estou perdendo o tempo de vocês com essa história? Ora, por dois motivos: primeiro pra mostrar no que que o senador que vocês elegeram está trabalhando e depois pra lembrar que Sarney, já agora em fevereiro, deixará a presidência do Senado. Provavelmente assumirá, em seu lugar, o ínclito Renan Calheiros.

Já pensou? Pode ser que, em breve, tenhamos saudade do velho coronel maranhense. Como já dizia o velho ditado, nunca nada está tão ruim que não possa piorar.

O BERBIGÃO ENVENENADO

Vejam só que coisa espetacular: a Celesc, que vive anunciando que é isto, aquilo e a melhor de todas, abandonou uns transformadores, num antigo campo de treinamento, no sul da Ilha de Santa Catarina, com um produto tóxico dentro.

O óleo ascarel, que era usado antigamente para refrigerar os transformadores, é cancerígeno e faz parte daquelas substâncias malditas classificadas como “poluente orgânico persistente”. Que quer dizer exatamente isso: ele não desaparece, não é consumido, não deixa de poluir.

Com os transformadores abandonados e o terreno praticamente sem dono (está sendo transferido para a UFSC), é claro que alguns malandros foram ver se conseguiam roubar alguma coisa. Roubaram justamente o metal que servia de rolha. E aí o óleo começou a vazar, “degavarzinho”.

Só um mês depois alguém notou e deu o alarme. E aí a coisa tinha se espalhado. A Celesc aí acordou e correu pra tentar impedir um desastre maior. Mas o prejuízo já era inevitável.

A Fatma embargou preventivamente toda a produção de moluscos (ostras, mexilhões e berbigões) da região próxima à Tapera e ao Ribeirão da Ilha e avisou pro pessoal não entrar na água nem pescar por ali.

Até agora ninguém da Celesc foi preso. E a empresa não veio a público dizer se tem mais ascarel abandonado em algum lugar, à espera de outro “acidente”.

O CARNAVAL DE ANTIGAMENTE

Florianópolis terá este ano um dos seus melhores carnavais dos últimos tempos. Faço essa arriscadíssima previsão baseado num único fato: este ano não terá o tal desfile oficial das escolas de samba na passarela Nego Quirido. E aí, a festa toda vai se concentrar na praça e nos bairros, como antigamente.

Por que não tem desfile? Ora, porque as escolas estavam esperando a graninha da prefeitura, que o ex-prefeito Dário prometeu no ano passado. E ficou só na promessa. Com a derrota do seu candidato, o prefeito se arrenegou-se e aí mesmo que a grana não saiu. O novo prefeito achou desaforo já começar o ano tendo que pagar a conta pendurada pelo outro e o resultado foi que não tem dinheiro público (municipal) este ano. Talvez o Raimundo arranje um jeito de subvencionar as escolas (tirando das outras escolas, quem sabe). Mas continuo achando que não ter desfile pode ser uma boa experiência.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Desde que haja um competente esquema de segurança. Mas o palpite alvissareiro é muito bom.

    Posted by LesPaul | janeiro 21, 2013, 09:33

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos