// você está lendo...

Jornalismo

Moacir, o pioneiro

Capa do livro

Moacir já publicou 35 livros. Este é o mais recente.

Abaixo, o texto que escrevi para a “orelha” do livro “A Comunicação em Santa Catarina: Ensino, Profissão e Modernização”, do jornalista Moacir Pereira, que será lançado hoje às 19h na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis

Este livro tem uma característica que o torna único. Muitos historiadores poderiam contar a história da criação do primeiro curso de jornalismo de Santa Catarina. Mas aqui a história é contada pelo próprio criador do curso. Aquele que desafiou, desde o começo, as opiniões contrárias. Aquele que foi em busca dos apoios possíveis para realizar um sonho que parecia impossível.

Muitas informações que estão neste livro são divulgadas pela primeira vez. Estavam, até agora, guardadas nos arquivos e na memória do Moacir Pereira. E mostram que mesmo as iniciativas vitoriosas, que foram, em determinado momento, consagradas nacionalmente, sofreram resistências e tiveram forte oposição em seu início. Qualquer outro certamente desistiria. Não o Moacir.

O curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina teve uma trajetória que nos orgulha a todos. E esse sucesso se deve a diversos profissionais talentosos que se uniram ao esforço de criar uma boa escola de jornalismo. Mas esses profissionais, de tantas e tão diversificadas origens, só tiveram espaço e oportunidade porque, na raiz do curso, sustentando as ousadias, estava o Moacir Pereira. Se fosse um outro qualquer, talvez tivesse recuado, temeroso ou assustado. Mas o Moacir sempre agiu, no curso de jornalismo, como o líder desassombrado que um projeto com essa amplitude necessitava. E o resultado apareceu: o destaque nacional que colocou desde cedo a UFSC, uma neófita na área, no mapa do ensino do jornalismo.

Pois esse pioneiro, esse desbravador de burocracias, esse generoso abridor de portas, resolveu contar a história que ele vivenciou. O resultado, claro, é um livro de leitura obrigatória por todos os que se interessam pelo jornalismo e pelo ensino dessa arte.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. César, parabéns pra ti também, outro pioneiro no jornalismo de SC, e que esteve ao lado do Moacir nessa história, junto com outros importantes nomes da comunicação no estado. Tenho muito orgulho de ser amiga de vocês! Beijos.

    Posted by Déborah Almada | dezembro 4, 2012, 11:29
  2. Tantas glórias para terminar como chefe do diário oficial ad hoc!

    Posted by Pela Verdade | dezembro 4, 2012, 12:11
  3. Por que o Moacir Pereira sempre lança livro na Assembléia? É verdade que é porque ela compra toda a edição do autor e faz distribuição, presenteando meio-mundo?

    Posted by aldo | dezembro 4, 2012, 15:11

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos