Tadinho do bichinho! Condenado a ser Fuleco pelo resto da vida...
Que talento nós (os seres humanos em geral) temos para transformar coisas legais em troços sem sentido. O tatu-bola, simpático animalzinho tipicamente brasileiro ameaçado de extinção foi escolhido para ser mascote da próxima Copa do Mundo da Fifa, que será realizada no Brasil. Isso foi uma coisa boa, como também bem razoável foi o desenho escolhido, apesar de estilizar o tatu como um garoto de olhos verdes.
E aí começou a esculhambação. Por causa de estranhos critérios de marketing, registro de marca e outros fatores que a nossa vã filosofia não alcança, resolveram colocar, como nome do mascote, uma dessas aberrações: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco. Numa “votação” pela internet, a maioria escolheu, por incrível que pareça, o assustador nome de Fuleco.
Pronto: teremos que conviver, para sempre, com o fato de que o simpático tatuzinho se chama Fuleco. “Fuleco é coisa de timeco”, resmungavam ontem no tuíter, num festival de reclamações que incluía todo tipo de rima. E muitas “piadas” ainda mais ridículas que o apelido que a Fifa deu ao mascote.
POUCAS OPÇÕES
O fato é que essa “escolha” do nome do mascote assemelha-se muito às “escolhas” que os partidos políticos nos oferecem em épocas eleitorais: trazem meia dúzia de três ou quatro nomes, um pior que o outro e dizem: “usem seu direito constitucional e escolham!”
E acabamos votando no “Fuleco”, mesmo sabendo que é horrível, que vai nos envergonhar assim que a Polícia Federal inventar de pegar mais alguns corruptos. Mas fazer o quê? São as opções que nos dão. Que transformam uma coisa boa, a democracia, em jogo de cartas marcadas, gororoba ruim de engolir.
Coisa H O R R O R O S A!!! Uma obrada fenomenal. O Brasil detentor de uma publicidade campeã e premiada mundialmente se envergonha com tamanho mau gosto. Abç Paulão
Essa eleição foi feita durante a outra novela.
Aí….: FULeiro + lelECO = FULECO!
Conseguiram o impossível: estragar a mascote perfeita para uma copa! TATU-BOLA!!!
Até nisso a CBF foi incompetente e omissa em parceria, é claro, com o Ministério do Esporte, que ainda não disse a que veio nos preeparativos para os dois maiores eventos esportivos do mundo.
FULECO
Nasci como tatu-bola
Mas por causa da Copa
Me batizaram de Fuleco
Já que era para humilhar
Porque não me chamar
Simplesmente de Treco?
Eu sou a cara do Brasil
Ou será que ninguém viu
O peso desse meu casco?
Vivo numa luta diária
E devido às dívidas várias
Estou sempre no buraco.
A minha única defesa
Para não virar presa
É em bola me transformar
E quando a molecada
Me chuta numa pelada
Basta esperar o jogo acabar.
Sou um bicho brasileiro
E receberei hospitaleiro
Quem vier para a competição
Mas mudem este horrível nome
Porque ele só promove
A minha inevitável extinção.
Eduardo de Paula Barreto
São Paulo
Tatu tem bileco?
Era o que eu temia!!!