// você está lendo...

Eleições 2012

Foi bonita a festa, pá!

Brusque

Brusque, SC. Foto: Palhares Press

Ontem fui a Brusque, a convite da Associação Comercial e Industrial da cidade, para uma tarefa que sempre me dá grande prazer: mediar o último debate dos candidatos a prefeito.

A ACIBr teve o apoio de onze entidades e manteve a prática corajosa de fazer o debate com o auditório lotado. Não é à toa que a maioria dos debates feitos Brasil afora são em estúdios, sem a presença de claques ou torcidas. Fica muito mais fácil para os organizadores, que não precisam se preocupar com a platéia.

Em Brusque o esquema foi o seguinte: cada candidato recebeu 30 convites e o restante da lotação do teatro do Centro Empresarial foi ocupado por convidados dos organizadores e, portanto (teoricamente), neutros. E a recomendação, que cabia ao mediador fazer cumprir, era que o auditório não poderia se manifestar.

Um telão instalado na frente do prédio permitia que os militantes assistissem. E eles, claro, vaiavam, aplaudiam e gritavam de tempos em tempos, conforme o que viam e ouviam. Lá dentro do auditório, ouvia-se o alarido. Todo esse contexto dava vida ao debate. Mesmo com um relativo silêncio na platéia do teatro, os candidatos percebiam as reações ao que diziam.

Debate Brusque

Os quatro candidatos e o mediador. Foto: Rodrigo Santos

A eleição em Brusque está sendo disputada por quatro candidatos. O atual prefeito, Paulo Eccel (PT), concorre à reeleição. Está à frente nas pesquisas. O ex-prefeito Ciro Roza (PSD, governou a cidade por três vezes) é o principal adversário e concorre “sub-judice”. Impugnado pelo TRE-SC, recorreu ao TSE. E enquanto aguarda a decisão, continua a campanha normalmente.

Os outros dois candidatos, segundo as pesquisas, têm poucas chances: Moisés Nascimento, do PSDC e Sílvio Bertolini, do PSDB.

A nota pitoresca do debate ficou mesmo com o Moisés Nascimento, que se entusiasmou em vários momentos, atacando Paulo Eccel e elogiando Ciro Roza. Depois de levar algumas caneladas, Eccel revidou com um golpe que alguns consideraram “abaixo da cintura”: “Moisés esteve na prefeitura pedindo emprego para seu filho” afirmou. Como não foi atendido, teria passado para a oposição.

Isso, é claro, irritou ainda mais o Moisés, que confirmou o pedido e seu não atendimento, mas elevou o tom das críticas.

O candidato do PSDB preferiu não bater em ninguém.

Houve apenas um pedido de resposta, que a comissão (formada por Ricardo Hoffmann, representando a OAB, José Carlos Schmidt, da UNIFEBE, e pelo jornalista Sérgio Ferreira, da Rádio Diplomata FM) resolveu negar, porque durante as três horas de debate os candidatos tiveram oportunidades suficientes para responder e contra-atacar.

Ao final, tenho a impressão que salvamo-nos todos. E ganhou a cidade, que fez um debate com grande participação popular e audiência maciça na TV Brusque e na rádio Cidade 850 AM, que transmitiram ao vivo.

O pessoal do auditório se comportou muito bem. Teve um ou outro episódio em que a provocação feita por algum candidato mais exaltado acabou resultado em vaias ou aplausos, mas atenderam os pedidos do mediador e se acalmaram rapidamente.

Os dois principais concorrentes (Roza e Eccel) trocaram algumas farpas mas não ficaram só nisso. Procuraram mostrar suas propostas para administrar a cidade.

Como das duas vezes anteriores que tive a honra de mediar debates políticos em Brusque, gostei muito de ver a união das entidades (lista abaixo) preocupadas em oferecer, ao eleitor, a oportunidade conhecer um pouco mais os candidatos.

Cesar na TV

O mediador... mediando. Na TV Brusque.

O debate promovido pela Associação Comercial e Industrial de Brusque (ACIBr), teve o apoio das seguintes entidades :

– Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque
– Sindicato das Industrias da Fiação e Tecelagem de Brusque – Sifitec
– Sindicato das Industrias da Construção e do Mobiliario de Brusque – Sinduscon
– Sindicato do Comercio de Brusque – Sindilojas
– Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque
– Sindicato das Industrias Metalurgicas, Mecanicas e do Material Eletrico de Brusque
– Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Brusque
– União Brusquense das Associações de Moradores – Ubam
– Observatório Social de Brusque
– Nucleo de Jovens Empreendedores – Associação Comercial e Industrial de Brusque
– Diretorio Central Dos Estudantes do Centro Universitário de Brusque – Unifebe

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Caro Cesar,

    Com a satisfação de cumprimentar-te, observo que o candidato a Prefeito de Brusque pelo PSDC é Moisés do Nascimento, e não Moacir como escreves acima.

    Infelizmente não tive o privilégio de dar-te um abraço, pois estava impossibilitado por compromisso já agendado de comparecer ao auditório do Centro Empresarial de Brusque, mas parabenizo-te pela mediação, que recebeu aprovação e reconhecimento de muitos.

    Forte abraço,

    Paulo Vendelino Kons
    Brusque/SC

    Posted by Paulo Vendelino Kons | setembro 28, 2012, 09:55
  2. O Debate do Ano!!!

    Se algum proveito é tirado dos debates, este serviu pra muita gente repensar seus conceitos, sob o dia a dia do brusquense e o que acontece em nossa cidade.

    Aliás o nome do candidato não é Moacir, é Moisés Nascimento. “O CARA” que não tem farpas na lingua. Não tem muita apreciação popular, até pela postura tomada em criticar o atual prefeito, mas é boa gente a até nos faz rir em certos momentos com suas colocações expontâneas…

    A Política em Brusque perdeu sua essência, seu brilho… perdeu a postura.

    Só espero que dia 7, os brusquenses tomem a decisão certa, por que Brusque não pode ficar mais 4 anos em atraso, até porque… se nesse meio tempo der uma chuva, Brusque some do mapa!!!

    Att;

    Posted by Aline | setembro 28, 2012, 09:57
  3. Obrigado pelo alerta sobre o nome: já corrigi. Foi um daqueles cochilos inexplicáveis e imperdoáveis, uma vez que tinha o nome correto no roteiro que segui durante o debate. Mil perdões.

    Posted by Cesar Valente | setembro 28, 2012, 10:31

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos