// você está lendo...

Jornalismo

Em respeito ao leitor

Guia do Diarinho

Capa do Guia do Diarinho que será lançado sábado

O DIARINHO está o tempo todo procurando aperfeiçoar a forma como produz e distribui a informação local de qualidade. Sempre seguindo os preceitos do Veio Dalmo, o jornal se esforça para retribuir adequadamente a enorme preferência dos seus leitores.

Neste sábado, o pessoal que trabalha no jornal participará de mais um seminário interno, em Itajaí. Serão apresentados ao novíssimo Guia de ética e autorregulamentação jornalística, que mostra “O Caminho das Pedras” e põe no papel alguns princípios que já eram seguidos, mas que corriam o risco de serem esquecidos com o passar do tempo. O Guia será depois colocado também à disposição dos leitores.

Terão ainda informações práticas sobre alguns aspectos do dia-a-dia, como por exemplo a captação de vídeos e o uso informativo da imagem.

E debaterão, com o jornalista Nei Duclós, que é um experiente redator, com passagem pelos principais veículos do País, os meandros da produção jornalística.

Transcrevo a seguir trecho do primeiro capítulo do Guia:

“O DIARINHO nasceu das ruas, tendo como parteiro um experiente, sensível e bem-humorado navegador, que singrava os mares da humanidade com olhar atento. Não foi só porque ele sabia ouvir e contar histórias que o DIARINHO fez e faz sucesso. Ouvir, em jornalismo, é fundamental e saber contar é essencial, mas teve mais coisas. O veio Dalmo Vieira entendeu, desde cedo, que os bons jornais são, acima de tudo, amplificadores das vozes de seus leitores. Participantes ativos das comunidades onde circulam.

O ingrediente principal da receita do DIARINHO é, sem dúvida, o “jeito Dalmo de ser”. E isso inclui o respeito que ele tinha pela voz rouca das ruas. O apreço que sempre demonstrou pela vida bem vivida, com humor e alegria. O valor que dava à liberdade de expressão e à independência política. Era, sem dúvida, um iconoclasta (palavrão que significa aquele que não respeita os ícones, os ídolos), tratando a todos da mesma forma.”

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Putz! Fiquei curiosíssimo! Gostaria não apenas de ver o guia e de saber como ele foi feito, e depois, como está sendo absorvido pelos jornalistas… grande abraço!

    Posted by Rogerio Christofoletti | setembro 13, 2012, 11:11
  2. Rogério, o esquema de distribuição externa ainda não foi definido pelo jornal, mas imagino que professores de jornalismo terão acesso. Como autor do texto final do guia farei a apresentação, no sábado, para o pessoal do Diarinho. E aí vamos ver no que dá.

    Posted by Cesar Valente | setembro 13, 2012, 11:21

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos