// você está lendo...

Recado do Jaison

Dá-lhe negão!!!

Joaquim Barbosa

Ministro Joaquim Barbosa. Foto: Nelson Jr./SCO/STF


Por Jaison Barreto

Recenseado como pardo que sou, no último censo do IBGE, não consigo esconder a vibração com a altivez, postura, dignidade do Ministro Joaquim Barbosa.

Neste país onde a vassalagem pipoca aqui e acolá, o exemplo do Ministro nesse processo do Mensalão, deixa a esperança crescer no coração dos que lutam por um país decente, civilizado.

Sem pretender polemizar, com as cotas, políticas afirmativas, procura de justiça social, fim de discriminações e tantos outros problemas, nosso Ministro deixa claro que melanina pra mais ou pra menos, sardas, olhos oblíquos, cor de íris, cabelos loiros ou morenos, longos ou curtos não servem como medidas pra diferenciar bravura, coragem moral de ninguém.

Escola pública de qualidade para todos já na base da formação intelectual, igualdade de oportunidades é o que todos desejamos nessa competição que é hoje desigual. Ninguém nasceu pra ser escravo ou serviçal de pretensos líderes iluminados.

Há de se ler e ouvir o voto do Ministro Luiz Fux, antológico, pedagógico, capaz de mostrar e de fazer entender até mesmo a nós aqui na planície, jejunos em ciências jurídicas, o contorcionismo jurídico dos que pretendem transformar o Direito em um verdadeiro Circo du Soleil para esconder a verdade; a linguagem simples, serena e justa da Ministra Rosa Weber, e as ponderações de quem já se impôs ao respeito da nação pela clareza, objetividade, solidez da argumentação da Ministra Cármen Lúcia marcaram a tarde de 27 de agosto com os sinais de limpeza moral que este país tanto merece.

Que este ar puro permaneça nos votos que a nação toda aguarda.

Este julgamento tem uma importância maior do que muitos imaginam.

Trata-se em verdade de saber se os miasmas, a pestilência que envolve a política brasileira não contaminaram os Pilares da justiça, garantidora maior da continuidade da democracia.

O legislativo a gente pode mudar mais facilmente de 4 em 4 anos.

Quanto à cidadania, também fundamental entender que acabar com a impunidade protegida por juízes facciosos, não bastaria.

Os homens de bem não podem permanecer como soe acontecer, ameaçados por aloprados fazedores de dossiês ou temerosos da parcialidade de quem dispondo de toga, pretendem calar a voz rebelde dos que tem coragem de pensar e divergir.

Infelizmente mesmo que poucos eles existem!

Dá-lhe Negão!!!

Saudações Democráticas.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. IRRETOCÁVEL! Dá-lhe negão!

    Posted by José Murillo da Serra Costa Filho | agosto 28, 2012, 18:40
  2. Pouco brasileiros acreditam que haverá alguma punição aos envolvidos nesta engenharia financeira do partido dominante. Mas fiz um ctrlc e ctrlv da opinião de um braileirto. Vejam:
    - “O Julgamento do Mensalão, o devaneio de uma quimera
    Tem gente que acredita que no final o bem vence o mal.
    Pobres mortais que vivem em outra dimensão e teimam em acreditar na justiça.
    Parece que aqueles inocentes aportaram no Brasil vindos de distantes galáxias e como alienígenas nestas plagas, apoiados em velhas crenças, em ultrapassados valores e carcomidas virtudes, juram que os quarenta, trinta e oito, trinta e seis réus serão devidamente castigados.
    Ingenuamente, não fazem um retrospecto dos acontecimentos, e não avaliam as consequências para as altas e virulentas autoridades que poderiam ser atingidas.
    Se considerados culpados os mensaleiros, o ex – presidente mentiu? Quem terá coragem de anunciar tal disparate?
    Quem poderá provar que o Dirceu, o Genuíno, ícones do lulo – petismo, produtos acabados de guerrilheiros e terroristas, e outros fora – de – série estavam atolados até à pleura no infausto enrosco?
    Temos imbatíveis indícios de que, como a CPMI do Cachoeira assistiremos a um interminável blá – blá – blá, de palavrórios longos e sem nexo, sem qualquer conteúdo que mereça uma mínima consideração.
    Você já analisou a composição dos Ministros do STF? Fez? Concluiu o que?
    Você acredita na imparcialidade? Baseado em quê? Na extradição do Batistti? Na inexplicável decisão sobre a Raposa Serra do Sol?
    Você assistiu horrorizado ao debate entre dois Ministros daquele vetusto tribunal no primeiro dia do Julgamento?
    Se você acredita em Papai Noel, perca o seu tempo assistindo e ouvindo uma inútil lenga – lenga, onde o óbvio será trucidado pela falta de provas, pois os arrolados negarão sempre e afirmarão que foram vitimas de torpes inimigos, quando sabemos que a atual situação não tem a menor oposição.
    A impetuosa acusação do Roberto Jefferson cairá no vazio, será trucidada, desacreditada, e o acusador será devidamente desmoralizado por falsas alegações, por inveja, e por falta do que fazer.
    Quem desejará nos dias atuais atrair a ira da cúpula do PT? A ojeriza do ex – presidente (o maior brasileiro de todos os tempos?)? Pois a vingança será maligna, o revanchismo contra os militares que o diga.
    Ninguém de sã consciência pretende dentro de alguns anos sentar perante uma Comissão da Verdade, institucionalizada para vasculhar o julgamento, caso por artes do capeta, os réus venham a ser condenados.
    Quem viver verá.
    E não confundam realismo com pessimismo, este um achismo, aquele um incontestável raciocínio.”
    Brasília, DF, 06 de agosto de 2012.
    Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira.

    Posted by Max | agosto 31, 2012, 20:36

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos