// você está lendo...

Amigos

Os alegres rapazes de 1972

Esta semana fui a uma das reuniões preparatórias do encontro com que ex-colegas da turma de 1972 do Colégio Catarinense pretendem comemorar os 40 anos da conclusão do segundo grau.

A minha turma é um pouco anterior (saí em 1970), mas fui contemporâneo desse pessoal, em boa parte dos oito anos que passei naquele vetusto (pero no mucho) colégio de jesuítas.

Minha memória nunca foi grandes coisas e admiro bastante quem lembra, como vários deles lembraram, detalhes sobre as manias de alguns professores. O de física, que colocava a dentadura num copo dágua pra tentar explicar alguma lei. O de matemática, severo, rigoroso durante o ano todo, um terror pra ensinar e cobrar, mas que nos exames finais era uma mãe bondosa e gentil. Sem falar nas pernas da professora de inglês (dessas eu lembrava) e de tantas outras histórias.

Relatos mais detalhados e as fotos dessa reunião podem ser lidos e vistos no blog turma1972.blogspot.com.br. Vale a pena dar uma olhada pra ver que o espírito juvenil, de levar a vida relativamente a sério, ainda permaece, apesar do tempo passar com tanta rapidez.

Caminhão de combate

Momento do desembarque dos "combatentes"

Um dos colegas (o Quinha Faraco) é colecionador de veículos militares. E usou um caminhão que foi do Exército pra levar a “tropa”. Naturalmente, aproveitaram pra tratar a preparação do transporte como se fosse uma operação militar. E, pela animação com que chegaram, parece que se divertiram muito com a brincadeira.

Pra quem estudou no Catarinense nessa época, ou quer saber de quem se trata, transcrevo a lista dos presentes, fornecida pelo organizado José Murillo Serra Costa, um dos organizadores: Antônio Galletti, Carlos Leoneti, Constâncio Maciel, Dirceu Jendiroba, Humberto Jorge José, Ivan Fischer, Ivan Moritz Martins, José Fernando Faraco, José Murillo Serra Costa, José Rui Soares, Marcos Regueira, Paulo Cardoso, Pedro Goulart, Renato Fett, Ricardo Bastos, Roberto Gentil, Rodolfo Kowalski, Silvestre Bez, e Theodoro Ducker.

E agora, no dia 26, uma outra turma se reúne para beber, comer e dançar, comemorando o fato de terem alguma coisa em comum no passado: os ex-funcionários de O Estado. Tal como essa turma do Colégio Catarinense, os dinossauros jornalísticos não são muito saudosistas (na sua maioria) e vêem o passado com o distanciamento necessário, trazendo de lá os bons momentos, as boas lembranças e as boas experiências que nos transformaram no que somos hoje. E que nos autorizam a rir de quase tudo e todos e a deixar pra lá o que não tem graça.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Valente, esse não é o lugar certo para te perguntar isso, mas, me perdoa. Só quero saber se já te contaram que o governador cortou a verba para o convênio com a UFSC para a realização dos cursos pré-vestibulares gratuitos.
    Uma pena, pô. Era uma iniciativa de sucesso que atendia tanta gente…
    O governador alegou que tá sem grana.

    Posted by Ubiratan Canela | maio 18, 2012, 17:44
  2. Operação militar, caminhões do exército,que nostalgia é essa, turma de 72?

    Posted by Virson | maio 18, 2012, 18:08
  3. É, Ubiratan, fiquei sabendo. Agora, cá entre nós, não fazia muito sentido usar dinheiro estadual (que tá faltando para o ensino médio) pra preparar pro vestibular de universidades federais. O governo federal (ou alguma das várias estatais) poderia arranjar um jeito de patrocinar a iniciativa. Que, é claro, merece apoio.

    Posted by Cesar Valente | maio 18, 2012, 18:09
  4. Tio Cesar, a “desculpa” oficial é que para pagar o Piso dos professores de SC, precisa cortar gastos. O engraçado é que para o Piso existe um fundo específico, portanto, mais uma vez o cô lombo usa a arte da enganação, como vem fazendo desde que assumiu e, a imprensa paga (RBS, Record et caterva), reproduz, como se fosse a assessoria de comunicação oficial do estado. O que nos salva é que a Dona Justa neste país, inclusive aqui é rápida e eficiente.

    Posted by Joanildo | maio 20, 2012, 09:33
  5. Prof. Cesar, entrei em 72 no CC. Frequentavas o Agapito e suas revistas ilustradas, furor em época de recém surgidos duas peças (10anos, vai)? Paineiras e Capelinha? Saudaços Paulao

    Posted by LesPaul | maio 24, 2012, 11:13

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos