// você está lendo...

Fala leitor

Mais uma cartinha lamuriosa…

Hoje resolvi dar vazão a algumas cartinhas de leitores e leitoras. Não que eu concorde com o conteúdo ou ache que tenham algum fundo de verdade, mas porque é preciso dar voz ao povo. Senão, as insatisfações represadas acabam sendo canalizadas para protestos violentos. E, com a facilidade com que se encontra dinamite em SC, há sempre o risco de que os insatisfeitos resolvam radicalizar e fazer ir pelos ares a modesta choupana deste escriba.

Leiam com atenção este bilhete, provavelmente escrito por algum(a) agente penitenciário(a) que parece preocupado com uma série de problemas. Imagino que assim que a Ada Lili tomar conhecimento que essas coisas estão sendo distribuídas para os jornalistas, tratará de tentar descobrir o(a) autor(a) para fazer com que a pax romana volte a reinar sobre as prisões. Afinal, tanta maledicência só pode ser fruto das mentes malsãs dos opositores, inconformados com o sucesso da política Colombina de reeducação e ressocialização.

“Senhores (as),

Estamos por este denunciando a Secretaria de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, por dentre muitos motivos um principal:

Agentes Penitenciários que foram chamados por entrar com ação contra o Estado estão trabalhando diretamente com reeducandos
sem terem o treinamento necessário. Isso mesmo, o pessoal é chamado por força de lei e simplesmente, sem fazer um curso, ganhar equipamento de proteção, estão diretamente indo trabalhar na `chave´.

É muita falta de responsabilidade com seus colaboradores. E se um acidente acontece, como já por diversas vezes já esteve para acontecer com essa pessoa? Acarreta problema para ela e coloca em risco também a vida de toda a sua equipe.

Estamos trabalhando em ambientes insalubres, cheios, mas cheios mesmo, de ratos e baratas transitando por todos, eu disse todos os ambientes. Cozinha, enfermararia e banheiros. Animais utilizados para auxiliar na segurança em todo o Estado estão doentes, cachorros cheios de carrapatos, em canis imundos e totalmente insalubres. Não temos material de limpeza, não temos material de escritório e plantão onde é necessário ter seis agentes está sendo tirando com até dois.

Contratam os vigilantes, que já se diga aqui, não são culpados, porém despreparados, sem curso e pensando que são policiais.

Solicitamos urgência de intervenção do Ministério Publico , Agência Sanitária, Corpo de Bombeiro e Ongs de proteção ao animal para que seja verificado.

Por parte de nossa Secretaria temos apenas a omissão e o fato de já estarem respondendo dois questionamentos do MP. Apenas queremos segurança tanto para fazermos nosso trabalho, tanto para os reeducandos. Não somos nós que colocamos os mesmos nas centrais, penitenciárias ou presídios, porém todos merecem pelo menos o mínimo. E tem reeducando morando com rato.

Funcionários que eram pra estar no operacional estão tirando diárias para fazer escoltas por serem amigos de Diretores. Chega a ser absurdo: se criou uma nova instituição dentro do sistema por falta de controle, simplesmente se faz o que quer e pronto.

Enquanto isso, se diz que não há dinheiro. Parece brincadeira. Contamos com a ajuda de todos para a cobrança a Secretaria, pois todos sabemos a força que a imprensa tem sobre o Estado.

O motivo do anonimato acho que nem preciso citar.

Obrigada.”

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

Comments are closed.

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos