// você está lendo...

Ranzinzices

Estatal ou privada?

Os sindicatos de eletricitários estão começando a se movimentar: é que as concessões da Celesc e da Eletrosul vencem em 2015. E eles querem, naturalmente, a renovação das concessões para as empresas estatais (ou de capital misto com controle do Estado).

Estão em jogo as linhas de transmissão que hoje são administradas pela Eletrosul e, entre as distribuidoras de energia elétrica, a Celesc. E é possível que o governo queira privatizá-las para tentar reduzir o preço da energia elétrica. Afinal, Lula e Dilma, a exemplo de seus antecessores, já privatizaram um monte.

Aí, pra tentar conquistar os corações e mentes da população para a sua causa (da manutenção do controle estatal sobre a transmissão e distribuição de energia), os sindicatos (Sinergia, Intersul, Intercel) farão um evento público, com palestras, passeata, panfletagem e show musical na quinta-feira agora, dia 8. Será em Florianópolis, no Centrosul (na entrada da cidade, logo depois da usina de esgoto).

SERVIÇO MEIA BOCA

Por falar em Celesc, nunca é demais tentar explicar para seus dirigentes (que fazem de conta que não sabem), o que realmente incomoda o consumidor.

Um exemplo prático: lá na esquina tem um caminhão a serviço da Celesc, mexendo no poste. As casas por perto estão sem luz. O sujeito liga pra Celesc para ter uma informação simples que deveria ser pública: até que horas está previsto o corte de energia nesta região?

Pois bem, se ele não tiver a conta da luz na mão e não fornecer todos os dados, timtim por timtim (depois de esperar um tempão pra ser atendido), a moça não dá essa informação. Não é um saco? Se não está pedindo um serviço, um atendimento, uma alteração qualquer, apenas quer uma informação genérica de interesse público, não precisaria nem ser cliente para poder ter acesso. Mas quando o serviço é burocratizado ao extremo, os atendentes mal treinados e as direções não estão nem aí para esses “detalhes”,  a coisa acaba assim: por fora babados e rendas, por dentro Deus que nos defenda!

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Página 10 do Diário da Assembléia Legislativa do dia 01/12/2011 edita Ofício de nº 635/2011 – que encaminha MENSAGEM GOVERNAMENTAL Nº 380 – para a Alesc onde solicita aprovação da alteração do Estatuto da Celesc…
    Página 10, Diário da Alesc nº 6.363 – do dia 01/12/2011.
    ÍNTEGRA DA MINUTA: http://www.alesc.sc.gov.br/portal/diarios/integra.php

    Posted by Osvaldo Peixoto | dezembro 6, 2011, 15:34
  2. Sou totalmente a favor da privatização, principalmente porque o Governo não consegue nem nos atender nas demandas básicas como segurança, saúde e educação. Privatizar e enxugar a máquina com a extinção das Secretarias acessórias é administrar racionalmente – o resto é politicagem.

    Posted by Max | dezembro 6, 2011, 22:35
  3. A privatização é mais do que necessária. A Eletrosul e a Celesc não prestam serviço a sociedade, servem apenas aos interesses dos funcionários e de políticos corruptos, que usam as duas empresas para abastecer os caixas 2 de campanha.

    Posted by cego | dezembro 7, 2011, 10:46
  4. Privatizaram estradas e bancos… Os tucanos encheram o rabo de grana. Melhorou algo? Estão privatizando a saúde, a educação e a segurança: algo melhorou? Tem é que punir com rigor a todos, e não só os pobres!

    Posted by Léo | dezembro 9, 2011, 10:54
  5. Não tenho nada a ver com os tucanos, muito pelo contrário – o FHC, faria melhor se ficasse de bico calado, pois vive dando pitacos furados. Estamos sim, pagando o preço pela timidez das privatizações efetuadas e pelas reformas não realizadas em seus 8 anos de imobilismo. Aliás, as maiores realizações deste governo foram impedir a CPI da compra de votos e a aprovação da Emenda da Reeleição.

    Posted by Max | dezembro 12, 2011, 12:09

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos