// você está lendo...

Jornalismo

Passaralho diplomado

Trago, para vosso deleite, duas notícias de ontem. A primeira, informando sobre os movimentos intestinos do mercado.

Demissões se antecipam ao Natal

O segundo semestre, apesar do bom desempenho da economia em geral e do segmento de mídia, em particular, não foi bom para o mercado profissional e tudo faz crer, pelos vários rumores, que isso continuará. O primeiro veículo a promover demissões foi o iG, com 30 cortes, seguido da MTV, do Grupo Abril, com 43.
Também a Folha de S.Paulo promoveu cortes, sem que ainda se tenha o número exato, mas que pode chegar a 40. Nesta semana, a Editora Globo fez o mesmo, mas, como a Folha, deixou no ar a incógnita sobre o número de cortes. Há fortes rumores de que duas outras grandes empresas de São Paulo estariam preparando reduções significativas ainda este ano. A conferir”.

(Boletim Jornalistas&Cia)

A segunda, informando sobre uma votação que, a rigor, não muda nada, porque é apenas o início de um longo processo, mas acendeu lampejos de esperança em muita gente.

Senado aprova em primeiro turno exigência de diploma para jornalista

O plenário do Senado aprovou em primeiro turno, por 65 votos a favor e 7 contrários, na tarde desta quarta (30), a proposta de emenda constitucional 33/2009 que estabelece a exigência do diploma de curso superior como requisito para o exercício da profissão de jornalista. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas.

A emenda terá ainda de ser votada em segundo turno pelo plenário do Senado – não há data para essa votação. Se aprovada em segundo turno, vai para a Câmara dos Deputados, onde também terá de passar por dois turnos de votação. Se for modificada na Câmara, volta para nova apreciação do Senado”.

(Portal G1)

Que tal agora, como exercício quintaferino, tentar relacionar uma coisa à outra? Tipo assim: que influência poderá ter a exigência ou não de um diploma universitário sobre o aumento ou redução de oportunidades de trabalho para jornalistas? Ou qualquer outra coisa que nos ocupe enquanto olhamos pela janela, esperando o tempo passar.

Ah, antes que alguns fiquem nervosos: também existe a possibilidade de nenhuma das duas notícias ser suficientemente importante para merecer qualquer reflexão. Afinal, o verão está chegando, com suas festas e sua paralisia e só voltaremos a funcionar normalmente depois do carnaval.

EM TEMPO

Como essa coisa é antiga, já expus minha opinião a respeito inúmeras vezes. Uma delas pode ser lida aqui.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Caro César. O STF não “derrubou” a exigência do diploma de jornalista, mas simplesmente declarou que tal exigência não foi recepcionada pela atual Constituição, mais precisamente pelo seu art. 5°, inc. XII, que é mais do que uma norma constitucional originária, tratando-se de cláusula pétrea. Sendo assim, nenhuma Emenda Constitucional (que é norma constitucional derivada) poderá estabelecer exigências que contrariem norma constitucional originária, sob pena de inconstitucionalidade. A meu ver, por mais relevantes que sejam as razões que levaram os Senadores a propor a Emenda, ao final ela se revelará inútil.

    Posted by Guilherme Bossle | dezembro 1, 2011, 13:39
  2. Olha o que eu o Edital para o curso de Mandarim na Alesc: DEU MICO(SIC)- HUMMM…TEM JABUTI TREPADO NO GALHO…
    Página 33 DOE Nº 6.362 de 30/11/2011

    AVISO DE RESULTADO
    A Pregoeira da Assembleia Legislativa do Estado de Santa
    Catarina, designado pela Portaria n.º 3020/2011, comunica que,
    atendidas as especificações constantes do próprio edital, a licitação
    modalidade Pregão nº 042/2011, obteve o seguinte resultado:
    OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA (ESPECIALIZADA) PARA
    MINISTRAR CURSO DE CHINES – MANDARIM – PARA OS
    SERVIDORES DA ALESC.
    ITEM ÚNICO
    Restou deserto.
    Florianópolis, 30 de novembro de 2011
    JUÇARA HELENA REBELATTO
    PREGOEIRA
    ***

    Posted by Osvaldo Peixoto | dezembro 1, 2011, 18:34

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos