// você está lendo...

Na estrada

Templos do consumo

Vocês certamente já ouviram essa expressão “templos do consumo”. É uma imagem (que de tão gasta já virou “clichê”) que se usa para reforçar o caráter comercial (consumista, pois não?) de algum local.

Ontem fui revisar algumas fotos que tirei nos últimos dias e encontrei pelo menos três comprovações de que os tais “templos” existem mesmo.

No final de semana fomos visitar o Vale do Silício, que fica perto de San Francisco, na Califórnia. E como ninguém é de ferro, demos uma paradinha em Santa Clara para comer alguma coisa e, nas redondezas, fomos a duas lojas de eletrônicos, para ver as novidades.

Fry's

"Lojinha" da Fry's em San Jose

Pois o pessoal da Fry’s, que é uma grande rede, levou a coisa ao pé da letra: a filial de San Jose lembra um templo asteca, maia, inca, ou a mistura deles todos. Nem vamos discutir bom gosto ou beleza, mas o fato é que a fachada é imponente e os carrinhos de compra são retirados de uma enorme boca aberta na “pedra”.

Best Buy

Outra "lojinha", desta vez em Milpitas

A fachada da loja da rede Best Buy é mais “clean”, mas não é menos imponente, com seu azulão discreto. Dentro, as duas competem em exageros: gondolas a perder de vista, literalmente milhões de artigos.

Cheesecake Factory

The Cheesecake Factory em Santa Clara

E a The Cheesecake Factory, uma rede de restaurantes (apesar do nome, não serve só cheesecakes) que ficou famosa no Brasil porque é citada na série “The Big Bang Theory”, aqui é famosa também pelo exagero. A decoração é uma coisa que mistura art deco com toques egípcios. A comida, excelente, é servida em quantidades industriais: praticamente todo mundo leva as sobras, que garantem o jantar, ou o almoço do dia seguinte.

Bombeiros de San Jose

Por pouco não é São José, SC. Fotos: Palhares Press

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

Comments are closed.

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos