// você está lendo...

Na estrada

Da arte de molhar o biscoito

Pode parecer pedante mas, sempre que tenho oportunidade, venho a Veneza para, entre outras coisas, molhar o biscoito. Não sei se essa prática foi inventada aqui ou apenas aperfeiçoada por séculos de contato com viajantes do mundo todo, mas o fato é que, embora tenha tentado fazer isso em casa e em vários outros lugares, nunca consegui resultados tão satisfatórios quanto em Veneza.

Biscoitos venezianos

Biscoitos venezianos e vinho doce. Foto: Palhares Press/Valente Tour

Desta vez escolhi, para o ritual de molhar o biscoito, a Osteria da Alberto, um pequeno restaurante fácil de encontrar quando a gente está perdido pelas vielas de Veneza e quer chegar à praça San Marco, mas se aproxima involuntariamente do Rialto.

Trata-se, em essência, de uma coisa simples: biscoitos venezianos e um pouco de vinho de sobremesa (vin santo ou moscatel, por exemplo), aquele vinho doce que serve para acompanhar a… sobremesa. E não exige qualquer treinamento especial: basta pegar o biscoito e molhar no vinho. E depois, claro, comer.

Em outras ocasiões molhei o biscoito de forma mais ortodoxa: usando o cantucci, um biscotti de amêndoas sequinho, típico da Toscana, que absorve maravilhosamente o vinho. Mas com esses aí da foto também foi possível encerrar a refeição com a dose necessária de doçura. A seguir, uma pequena demonstração dessa prática milenar.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Esse ritual gastronômico também é praticado ao sul do Equador. Na Serra onde nasci – colonizada por vênetos, olha a coincidência – também se molha o biscoito, mas com uma pequena e sutil diferença: ao se levar o bocado à boca, levanta-se o mindinho!

    Posted by Virson | outubro 2, 2011, 12:16
  2. Esse papo de molhar il biscotcho em Veneza e de levantar o mindinho me deu uma saudade do Celso Pamplona. Ele adoraria ler isso.
    Ah, cocêra….

    Posted by Alberto La Cloaca | outubro 3, 2011, 08:13

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos