// você está lendo...

Generalidades

Só dá peixe pequeno

Peixe pequeno

A pesca "moralizadora" não preocupa os tubarões

Já notaram que em todos os escândalos envolvendo ministros e outros servidores públicos, nunca se mexe com peixe grande? Nem se vai muito fundo em nada?

 

Caem ministros, é verdade, mas nada acontece com quem realmente tem o controle daquela “vaga”. Como, por exemplo, o presidente do Senado, José Sarney. Vários de seus indicados de confiança já se envolveram em malfeitos. E ele continua indicando ministros, tirando ministros, faz, desfaz, tem a família envolvida em inúmeras suspeitas, mas ninguém toca nele. Imagina se o Jornal Nacional vai dizer alguma coisa comprometedora do eterno presidente?

Os esquemas de arrecadação de dinheiro não contabilizado do PT criaram embaraços para muita gente. Mas nada aconteceu com os principais chefes. Lula escapou incólume de todas as suspeitas que enlamearam quase todos os seus principais auxiliares.

Da mesma forma, este é um país só de corruptos: ninguém fala nos corruptores. São grandes empreiteiras e empresas de diversos ramos, que atuaram em sucessivos governos, sempre encontrando formas de conseguir mais facilmente seus objetivos. E basta olhar os jornais, ao longo dos anos, para ver quem estava nos governos, de Sarney pra cá, fazendo bons negócios. Grandes negócios que sempre supõem uma ajudinha desinteressada de quem está no centro do poder. Com a chave do cofre e a caneta na mão.

Outro dia alguém que acompanha de perto a faxina que não é faxina, me contou que um dos que foi preso numa das operações da Polícia Federal, tinha movimentado, em direção a seu próprio bolso, algumas centenas de milhões de reais em “comissões”. Mas só está sendo investigado por causa de um um caso pequeno, de poucos milhões. Mesmo se tiver que devolver (e provavelmente não terá), é café pequeno. Não causará o menor abalo.

Por isso, não se incomodou em ser preso, até porque já foi solto, responde em liberdade e, demitido do serviço público, passará a dar consultoria. Expertise não lhe falta. E nem clientes de todos os tamanhos.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Dá uma tristesa danada, né?

    Posted by @rottoweb | setembro 27, 2011, 10:28

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos