// você está lendo...

Recado do editor

No Diarinho, de novo!

Capa do Diarinho dia 14

Capa da edição de hoje

A partir de amanhã os leitores do Diarinho (Diário do Litoral, que circula de Florianópolis a Barra Velha e é o jornal mais lido de Itajaí, Balneário Camboriú e região) vão ter, de volta, a coluna “De Olho na Capital“.

A coluna nasceu no Diarinho em agosto de 2005 (mais precisamente no dia 13) e seu conteúdo era colocado neste blog, para ampliar o acesso. Foi publicada diariamente até novembro de 2009, quando resolvemos, o jornal e eu, por um divórcio amigável, encerrando a parceria.

Este ano recomeçamos a namorar, discutimos a relação e acabamos chegando a um novo acordo: uma espécie de casamento aberto, que é o mais conveniente para os nubentes, a esta altura da vida. A coluna será publicada apenas nas edições de terça e quinta.

O Diarinho, para quem não sabe, é um dos poucos jornais onde a independência editorial e a responsabilidade jornalística são tratadas a pão-de-ló. Esses valores, que deveriam ser cultivados em todos os veículos de comunicação, geralmente são atrelados e submetidos aos mais diversos interesses, quando não subtraídos completamente. E, nesses casos, é o leitor que acaba prejudicado, porque tem à sua disposição um arremedo grotesco do que deveria ser o jornalismo.

Por causa disso, minha relação com o Diarinho é tão longa. E mesmo no período em que a publicação da coluna ficou suspensa, continuei admirando a garra e a determinação com que o pessoal da redação e sua jovem diretora mantém vivos os ideais do Dalmo Vieira, de fazer um jornal fácil de ler, desassombrado, irreverente e que levasse o leitor muito a sério. Respeitando-o e ouvindo-o.

Tomara que consiga encontrar, para as duas colunas semanais, um tom e um formato que agrade os leitores e crie alguma agitação entre os formadores de opinião. A primeira experiência, com a coluna diária foi, modéstia à parte, um sucesso. Vamos ver se às terças e quintas a coisa também engrena.

Conto, como sempre, com a ajuda dos comentaristas e palpiteiros que se dispuserem a criticar, espinafrar, elogiar e sugerir. São informações importantes que ajudam a medir a temperatura e avaliar se a coisa está indo pelo caminho certo.

Então estamos combinados: De Olho na Capital terças e quintas no Diarinho, nas melhores bancas do litoral catarinense. E, depois de sair no jornal, as notas principais serão publicadas também aqui no blog. Ah, o blog continua sua vida própria, com atualizações frequentes que podem, ou não, ir para o jornal. É bom, portanto, ficar de olho na tela e no papel.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Tio (vô) César, felicitações nesta nova/velha empreitada. Tenho certeza que quem ganha são os eleitores do Diarinho, que terão sua acurácia jornalística, sua séria irreverência e boa escrita.
    Felicidades!!!!
    Joanildo.

    Posted by Joanildo | março 14, 2011, 19:52
  2. Bem vindo de volta.
    Os pitacos fizeram um falta danada por aqui.

    Posted by Wilmor Henrique | março 14, 2011, 20:36
  3. Boas vidas – de volta – ao trabalho. Mãos à obra. Vai ser bom pra vc e pra nós (estava mesmo na hora de tirar o kilt – da foto aí embaixo – colocar o jeans e abraçar a faina diária, ou bi-semanária). Abrs

    Posted by Saint-Clair | março 15, 2011, 10:11
  4. Certamente, Diarinho e Tio César estavam apenas “dando um tempo”…

    Posted by Luiz Carlos Schneider | março 20, 2011, 16:06

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos