// você está lendo...

Eleições 2010

Não fique em dúvida na hora do voto

Na improvável hipótese de algum dos leitores ou leitoras deste blog ainda não saiba como votar, recomendo recorrer ao manual extenso e completo elaborado pela folha.com (aqui). Tem também algumas dicas num resumo que foi divulgado pelo JN (aqui). Abaixo transcrevo (com pequenas adapatações) a parte referente ao dia da votação, conforme publicado no blog do Noblat.

Quanto à dúvida principal (em quem votar?) lamento não poder ajudar. O voto é fruto, a meu ver, de um processo pessoal de convencimento, uma espécie de dever de casa que cabe a cada um de nós resolver. Não creio que declarar o voto em público ajude muito, embora satisfaça a curiosidade sobre algo “secreto”. E já é um pouco tarde para recomendar, àqueles em dúvida, uma leitura de meus posts, de agosto de 2005 até agora, em busca de opiniões sobre vários dos políticos que estão na disputa. Boa sorte para todos nós.

Pra fazer e imprimir a colinha pra levar pra urna, a ferramenta mais engenhosa e prática é esta aqui, do jornal O Globo. Ajuda a localizar números, nomes e partidos, de todos os estados e cargos. Bem legal.

Como vou saber onde votar?

No site do TSE (aqui) é possível consultar o local de votação. Consulte, no seu título de eleitor, o número de sua zona e da seção em que vota.

Posso levar uma “cola” para votar?

Sim. Para facilitar o voto, o eleitor deve levar os números dos candidatos anotados em um papel. Imprima a sua cola.

Quando e qual é o horário de votação?

Hoje 3 de outubro (domingo), das 8h às 17h, em todo o país. Às 17h, serão recolhidos os títulos dos eleitores que se encontrarem na fila, para os quais serão distribuídas senhas. O segundo turno, se houver, será no dia 31 de outubro, no mesmo horário.

É possível votar sem título de eleitor?

Sim. Diferentemente de eleições anteriores, em 2010 o eleitor está obrigado a levar um documento com foto. O título de eleitor é dispensável na hora da votação. Quem levar apenas ele NÃO poderá votar. A decisão foi tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) dias antes da eleição.

Posso votar trajando bermuda, sandália ou descalço?

Sim, o eleitor pode inclusive portar boné ou outro adereço de seu candidato ou partido, desde que se comporte de maneira discreta e silenciosa dentro do local de votação e permanecendo dentro da seção eleitoral apenas o tempo necessário para votar. Nestes eleições, o uso de camiseta de candidato foi proibido.

Posso ingressar na seção eleitoral portando meu celular?

Sim, mas os aparelhos, bem como qualquer outro equipamento de comunicação, deverão ser mantidos desligados.

Alguém tem preferência na hora de votar?

Idosos, enfermos, mulheres grávidas e deficientes físicos têm prioridade na hora da votação. Médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais em serviço e convocados a trabalhar pela Justiça Eleitoral também não precisam esperar em filas. Basta solicitar ao Presidente da Mesa a preferência.

É possível votar em trânsito?

Apenas para presidente da República e caso o eleitor se encontrem em alguma das 27 capitais brasileiras. Mas só estão habilitados para isso aqueles que fizeram a transferência provisória num cartório eleitoral entre os dias 15 de julho e 15 de agosto.

Se não estiver na capital para a qual tenha sido transferido provisoriamente, o eleitor deverá justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, inclusive no local onde esteja domiciliado.

Quem não se registrou para o voto em trânsito e está fora do seu domicílio eleitoral não vota, mas deve justificar a ausência em qualquer seção eleitoral.

Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º?

Sim, pois os turnos são eleições distintas. Assim como deverá justificar ausência em cada um dos turnos em que deixar de votar.

Estrangeiros que têm visto permanente podem fazer o título?

O alistamento eleitoral só é acessível aos brasileiros natos ou naturalizados. Estrangeiros não podem votar de acordo com a Constituição Federal.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Legal as dicas. Encontrei muitas brasileiras que já moram há 20 anos na Alemanha e da parte delas ouvi “Votar? eu nao vou votar. Nao adianta nada mesmo” … Que triste – pensei comigo, ou será que é porque estou somente há 3 anos na Alemana ? é bom não falar muito alto que é pra pedra não cair na minha própria cabeça, não é mesmo? Mas enquanto eu respirar: irei votar

    Posted by Bettina Riffel | outubro 3, 2010, 14:44

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos