// você está lendo...

Eleições 2010

Uma boa pauta: pesquisar as pesquisas (atualizado)

No último dia 23 de setembro uma leitora, de Chapecó, deixou um comentário naquele post em que eu perguntava qual é a do Pavan, que está repercutindo mais do que minhas caraminholas sobre o comportamento político do governador.

Pra quem não viu, republico aqui o comentário, colocando em negrito a parte que está dando o que falar:

“Sr. Cesar, o Governador Pavan deve ter finalmente percebido o erro que cometeu em ter abandonado o senado e se aliado ao LHS, que esqueceu que deve ao Pavan o fato de não ter sido cassado.
Mas, hoje tive uma prova de onde estão arrumando os índices nas pesquisas em favor do Sr. Raimundo. Sou funcionária da SDR de Chapecó. Explico: concursada desde 1994, não faço parte do grupo de comissionados do LHS que se efetivou nas SDR “por toda SC” sem concurso. Quando cheguei no trabalho (22/09) encontro uma pesquisadora do instituto Mapa fazendo pesquisa de intenção de voto para Gov/Sen/Presd. em todos os setores da SDR. Questionei o fato, ela alegou que lá encontraria eleitores com nível superior (e claro os eleitores do Raimundo). Ela deve ter ficado surpresa quando declarei que meu voto é para Angela Amin.
Posted by CLARICE | setembro 23, 2010, 01:45″

E o que há de tão estranho no fato de uma pesquisadora ir tentar cumprir sua quota de “nível superior” numa repartição do governo? Pode ter sido apenas um fato isolado, um delize de alguma sem noção que, para fugir da chuva (estava chovendo nesse dia em Chapecó?) se abrigou nas generosas marquises da SDR e aproveitou para acelerar o serviço.

A leitora se referiu à pesquisadora como sendo do instituto Mapa. Mas nesse dia, garantem os entendidos, o Mapa não estava fazendo nenhuma pesquisa de campo. Quem estava em campo em Chapecó, no dia 22, era o Ibope.

Esse fato traz à tona um fato que passa despercebido da maioria da população: o Ibope terceiriza algumas pesquisas. Não existem equipes do Ibope nas ruas catarinenses. Existem equipes do Mapa, que ora colhem opiniões para seu próprio instituto, ora para o Ibope. Até aí, contudo, nada que comprometa o resultado.

A coisa começa a engrossar quando se sabe, a partir da denúncia da leitora, depois confirmada por outros servidores da SDR, que a pesquisadora do Mapa/Ibope teria circulado pela repartição levada por um dos comissionados, fazendo uma coleta que deveria ser isenta e aleatória. Ora, entrar numa repartição pública para fazer pesquisa é completamente irregular e, se comprovado, indício grave de fraude.

Ah, mas haveria uma prova irrefutável desse “passeio”, que permitiria até identificar a pesquisadora: a SDR tem câmeras de monitoramento. Assim, se alguma autoridade tiver interesse em esclarecer esse indício grave e assustador de fraude, poderia requisitar os arquivos dessas câmeras. Procurem o dia 22 de setembro, entre 13h e 14h, aproximadamente. Outra forma de saber o que ocorreu é conversar com os servidores e com os comissionados. Eles certamente contarão tudo. Afinal, não têm culpa nenhuma: o problema é com o instituto de pesquisa que utilizou as informações obtidas dessa forma.

Eu, cá do meu canto, desconfiado e maledicente, acho que, se a empresa responsável pela vigilância e monitoramento da SDR for a Casvig (que, tal como a ponte, é “dos irmãos”), pode ser que essas imagens não sejam localizadas ou que já tenham sido acidentalmente apagadas. Mas posso, como em tantas outras vezes, estar errado.

As pesquisas, vocês sabem, são ferramentas de campanha. Mais eficientes que debates e comícios. E motivos para tentar alterar seus resultados numa ou noutra direção, de uma ou de outra forma, não faltam

Em 2006 as pesquisas, a 15 dias da eleição (mais ou menos nesta época em que estamos agora), mostravam que não haveria segundo turno. Isso tem, sobre a mobilização da militância “derrotada” de véspera, um efeito devastador. E se o partido ainda precisa arrecadar alguma graninha com doadores de campanha, pra pagar mais alguns adesivos ou faixas, tá ferrado porque ninguém ajuda mais. Pois apesar disso, quando as urnas foram abertas, deu segundo turno, deixando Mapa e Ibope muito mal.

E agora, sabendo que existem indícios de que pelo menos uma pesquisadora, para uma das pesquisas, entrou SDR adentro para perguntar em quem votarão para governador, senador e presidente, será que dá pra confiar que os números que nos são apresentados mostram mesmo o tal “retrato fiel do momento”?

Será que, das 36 SDRs, só na SDR Chapecó, feudo do ínclito João Rodrigues (DEM), pesquisadores do Mapa foram levados pela mão, porta adentro, para brindar os servidores com a oportunidade de dizer que adoram seus empregadores?

Outro indício que justificaria, se houvesse ainda repórteres em SC e veículos de comunicação independentes, uma boa reportagem sobre as pesquisas, é o fato, sempre surpreendente, da antecedência com que o resultado das pesquisas começa a circular. Ontem de manhã já tinha gente se gabando de saber os números que oficialmente seriam conhecidos à noite.

Então taí a pauta que pode render uma reportagem que, se bem apurada e escrita dará, no mínimo, o prêmio Esso a seu autor ou autora. Porque é um caso com repercussão nacional, que desnudará problemas sérios que nunca foram abordados com profundidade.

DIGA LÁ, CLARICE

No sábado à tarde, a Clarice voltou a comentar. Trago para cá porque nem todo mundo abre a caixa de comentários:

“Sr. Cesar e Blogueiros,

Lendo os comentários fico extremamente chateada. Dá a impressão de que a errada sou eu. O fato narrado é a absoluta verdade e não foi presenciado somente por mim, não fui a única entrevistada no andar. Sou professora, sou defensora da Angela sim. Mas para defender as minhas convicções não preciso me valer de inverdades. Me pronunciei pois achei um absudo.

Clarice”

MEA CULPA

Há algumas semanas, quando o PT (da Ideli) levantou algumas suspeitas sobre uma pesquisa e tentou evitar sua divulgação, muita gente, eu inclusive, fez pouco caso desse esperneio. No tuíter, perguntei se as pesquisas que colocavam Dilma na frente também estariam com problemas. Um adendo necessário à pauta sobre pesquisas, é examinar com cuidado as razões que levaram o PT-SC a pedir a impugnação da pesquisa. E ouvi-los, claro, porque vai que, assim como o PP, também conhecem histórias cabeludas, contadas por militantes.

EM TEMPO

Agora mesmo que o pessoal mais apressado (ou mais engajado na campanha da penca) vai achar que estou a serviço “dos Amin”. Abaixo, transcrevo a nota que o PP distribuiu hoje, a respeito das pesquisas. E a transcrevo porque tenho a impressão que a RBS, envolvida como está com esse delicado metiê pesquisatório, não tratará nem do caso, nem do assunto.

“A direção do PP adverte:



A HISTÓRIA das pesquisas distorcidas de 2006 se repete:

Como demonstramos na reunião de 15/09, realizada no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis, os graves erros das pesquisas de 2006 estão acontecendo DE NOVO!

Nesta pesquisa do Ibope de 24/09, constata-se:

1. os números vinham sendo anunciados por lideranças da chapa governista desde a última terça-feira, dia 21/09/2010. Concretamente, no dia 23/09, o próprio candidato da situação anunciou os números da pesquisa a candidato de sua coligação do sul do Estado;

2. está comprovado que foram feitas pesquisas no interior de Secretaria de Desenvolvimento Regional, consultando funcionários comissionados;

3. repete-se, na prática, o que foi feito em 2006, quando se anunciava, faltando menos de duas semanas para a eleição do primeiro turno, que o candidato LHS GANHARIA no primeiro turno, com 55% (MAPA) e 56% (IBOPE) dos votos válidos;

4. é a certeza de que nosso adversário NÃO TEM CHANCE de vitória no segundo turno que motiva esse esforço de manipulação! O POVO CATARINENSE SABE que, no segundo turno, poderá comparar adequadamente e bem escolher! Por isto, vamos à luta! Vamos para o segundo turno para conquistar a MAIS EXPRESSIVA VITÓRIA da história do nosso Estado!

DEPUTADO JOARES PONTICELLI
Presidente Estadual

ALDO DA ROSA
Secretário-Geral

PS: Nesta pesquisa (Ibope de 24/09), o candidato 25 teria 49% de votos contra 28% de ANGELA, no Vale do Itajaí. Você acredita nisso???”

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. e vc acreditou?

    Posted by MARCELA | setembro 25, 2010, 08:25
  2. Desnudaria, porque acabasse de dar a senha para limpar a área.

    Posted by Landinho Machado | setembro 25, 2010, 09:02
  3. Esse comentário devia vir assinado em Baixo.. rs Joao Amin…

    Nada a ver isso Cesar.. achava que vc era diferente , mas perdeu a moral com esse post.. coisa besta..

    Posted by aline | setembro 25, 2010, 09:13
  4. Cesar, ninguem duvida da manipulação dessas pesquisas. Naquela eleição de 2006 eu conheci uma pesquisadora, que logo após encerrar o trabalho dela, ela me falou que na área pesquisada, o Amin estava na frente. E disse mais, outras colegas tambem disseram o mesmo a ela. E o resultado foi aquela publicação da pesquisa que dava vitória de LHS no primeiro turno de forma acachapante que nunca ocorreu. O que acontece então? O IBOPE oferece dois resultados em suas pesquisas: o real, para quem pagou, e o ficto para quem vai ler

    Posted by Belmiro | setembro 25, 2010, 09:14
  5. Tio César,
    Se depender dos votos das SDR’s o Raimundo Colombo tá ferrado. O Pavan está pedindo voto abertamente e pressionando todos os servidores do Estado a votar na Angela Amin. Tem até ameaça que eu sei. Eu desconfiava do Colombo, mas ver que figuras como Pavan, De Lucca e outros, não o estão apoiando mesmo sendo da coligação, é a melhor prova que ele é um cara do bem e diferenciado. As duas figuras estão apoiando abertamente Angela Amin. Outra coisa, fazer um texto logo após a pesquisa Ibope colocar a provável vitória do Raimundo Colombo no primeiro turno, me faz desconfiar de você.

    Posted by João Bortoluzzi | setembro 25, 2010, 09:28
  6. João, o texto nasceu porque a moça fez o comentário e, como eu, muita gente achou esquisito. Não por causa dessa pesquisa especificamente. E quanto a essas insinuações que estou a serviço de algum lado, já estou acostumado. E até gostaria que mudasse o governo, pra poder mostrar que não faó discriminação.

    Posted by Cesar Valente | setembro 25, 2010, 09:36
  7. Aline: achas então, como a Marcela, que fomos todos enganados pela turma da SDR de Chapecó e que ninguém tem razão de queixa? Fazer pesquisa dentro da repartição pública é coisa “nada a ver”? Taí, essa eu não entendi: as pesquisas são imexíveis e inquestionáveis e quem levanta alguma suspeita perde a moral? É mais ou menos como falar sobre a segurança da urna eleitoral? Fiquei besta.

    Posted by Cesar Valente | setembro 25, 2010, 09:42
  8. Aline: ah, faltou a questão Amin. É óbvio que, como um dos maiores interessados, o PP está esperneando. Até publicaram hoje uma nota (que vou transcrever abaixo), de resto absolutamente previsível. Mas, embora possa parecer que a lisura das pesquisas só interessa ao segundo colocado, deveria preocupar-nos a todos, porque, com a força que essa ferramenta tem no direcionamento dos votos, precisa ter um nível de precisão incontestável.

    Posted by Cesar Valente | setembro 25, 2010, 09:47
  9. César, o que eu acho disso tudo é que não passa de um desespero, por parte da candiatada que estava em 1 lugar nas pesquaisas mais viu sua campanha declinar, e não sabe mais o que fazer para retomar sua campanha. Porque esta funcionária que se diz Fiel a Angêla não chamou a polícia e acabou com tudo na hora?

    Posted by Bianca maran Bertamoni | setembro 25, 2010, 10:57
  10. Sr. Cesar e Blogueiros,

    Lendo os comentário fico extremamente chateada. Dá a impressaão de que a errada sou eu. O fato narrado é a absoluta verdade e não foi presenciado somente por mim, não fui a única entrevistada no andar. Sou professora, sou defensonra da Angela sim. Mas para defender as minhas convicções não preciso me valer de inverdades. Me pronunciei pois achei um absudo.

    Posted by CLARICE BURASESKA | setembro 25, 2010, 12:15
  11. César não me entenda mal. Eu sou fã do seu trabalho justamente por ver em você um jornalista neutro que busca apenas a verdade. Acontece que a turma dos Amin que não reclamava quando estavam em primeiro lugar nas pesquisas Ibope utilizam esse teu post pra contestar a pesquisa e fazer alarde, ou seja, você está emprestando sua credibilidade para os desesperados. E tem mais, quem conhece um pouco de política e tem dicernimento das coisas que os colunistas da RBS escrevem ou falam, sabe muito bem que o candidato deles não é o Colombo. Isso fica muito claro ao você ler os editoriais e seus principais colunistas políticos. Você concorda comigo? Digo mais, te garanto que o Raimundo está melhor do que essa pesquisa Ibope apontou e vai levar no primeiro turno.

    Posted by João Bortoluzzi | setembro 25, 2010, 12:57
  12. O que esses `eleitores` do Raimundo (será que existem mesmo ou são Avatares do marketeiro?) deveriam fazer é se debruçar sobre os números publicados em 2006 pelo Mapa e pelo Ibope, que garantiram a vitória do LHS com mais de 5% de diferença no primeiro turno.
    Ou na Brasmarket, que 3 meses atrás deu um 26 a 26 na capa do jornal da família Petreli, que coordena a campanha do Raimundo.
    São inúmeros os casos de vendas de pesquisas por todo o Brasil. Denúncias contra o Ibope existe até com gravações de pedidos que superam 1 milhão de reais.
    Mas deixa os Avatares do marketeiro espernear. Dia 3 de outubro tá logo aí.

    Posted by J. Amaral | setembro 25, 2010, 13:35
  13. Eu pergunto aos defensores da lisura nas pesquisas:
    Quando o sr. Jorge Bornhausen (sim, aquele que pilota o controle remoto do Raimundo e é amigo íntimo do Luiz Henrique, que passou a vida falando mal dele) estaria disposto a investir numa vitória do candidato de Lages? O que acontecerá com o sr. Jorge em caso derrota para a Dilma e do Raimundo em Santa Catarina?
    Pra Dilma, já perdeu. Então, me digam: quantos milhões de reais valem a vitória do Raimundo?
    Pra arrematar, outra pergunta: qual o preço do Montenegro, do Ibope? Por quando se vende um sujeito com uma cara daquelas?
    Ora, ora, ora. Vocês ainda acreditam em coelhinho da Páscoa e em Papai Noel?

    Posted by Simone Almeida | setembro 25, 2010, 13:44
  14. Se vcs observarem no site do Uol em 2002 o Amin estava com 50% dos votos em uma pesquisa espontânea, na estimulada chegou a estar com 61% e tivemos segundo turno com a vitória de LHS. Em 2006 tivemos segundo turno pois no final de semana de votação houve um dilúvio em Joinville em muita gente não pode ir votar neste dia. Essa campanha de 2010 mostra mais uma vez que o PP é fogo de palha e assim como o PT está desesperado depois que viu o jogo virar novamente, a vantagem é que o PT tem o Lula como cabo eleitoral para pedir votos via telefone, mais uma farra com o dinheiro do contribuinte.

    Posted by Antonio Carlos | setembro 25, 2010, 14:19
  15. Inclusive essa pesquisa era do Ibope agora estão crucificando um resultado que estava lhe sendo favorável em 2 eleições. Sem contar que outros institutos Mapa, Ric Record também chegaram a resultados próximos. A impressão é que ninguém presta nesse país.

    Posted by Antonio Carlos | setembro 25, 2010, 14:37
  16. Se de fato, é real a denúncia, deve ser impugnada as empresas contratadas, falta de ética e preparo técnico de seus coletores d informações.
    Isso é boato, o fato é q Angela Amim, está sem norte…afinal cair subitamente nas pesquisas q antes eram idôneas, é um tanto questionador.Outro, os ataques q Raimundo Colombo vem recebendo na twitter com spans, virus e etc..por parte d militantes, mostra a falta de ética e inteligencia, pois estão divulgando o nome de Raimundo na net, hj mesmo recebi email de SP falando disso!!Enfim…o tiro saiu no pé! Curativo ou amputação?
    Abs.Ci Brazto

    Posted by Ci | setembro 25, 2010, 17:51
  17. A pergunta mais importante que deve ser feita… Existe alguma Clarice dentro da SDR Chapecó? Qual sua matrícula? Ela assume o comentário…

    O engraçado é que o IBOPE estava correto quando apontava Angela na frente… Aí ela era a “Noiva” a procura de um marido para ganhar a eleição… hahahahaha…

    AMINelesnãoenganammais!!!

    Posted by Jeferson | setembro 25, 2010, 18:28
  18. Meu Deus, onde estamos, pessoas aí acima dizendo que nas SDRs não votam em Colombo é brincadeira (estão fazendo campanha) e o Pavan pressionando para votar em Angela é demais. Acho que estão invertendo os papéis, devem estar em Marte.

    Posted by Rogério Machado | setembro 25, 2010, 19:11
  19. A todo momento busca-se, através da lei eleitora, formas de garantir o equillíbrio da disputa, a ponto de se impedir, por exemplo, o humor nas eleições. Porém, nada se faz em relação às pesquisas de opinião, elaboradas por institutos e/ou empresas privadas. Qual é exatamente a finalidade democrática dessas pesquisas? Até que ponto elas são relevantes ou imprescindíveis? Não seria o caso de proibi-las? César, acho que esta é a verdadeira pauta.

    Posted by Guilherme Bossle | setembro 25, 2010, 19:23
  20. Jeferson, existe uma Clarice, com nome, sobrenome e matrícula, com quem falei. Mas não fui a Chapecó pra checar. Donde a sugestão que algum colega faça o serviço. E sim, ela assume o comentário.

    Posted by Cesar Valente | setembro 25, 2010, 20:19
  21. Amei o “Fiquei besta”!

    Posted by Tainha Assanhada | setembro 25, 2010, 21:06
  22. Em 2002 o IBOPE/RBS divulgou na véspera da eleição (pra quem não sabe o que é véspera: na noite de sábado) Fritsch com 13%, o resultado no dia seguinte foi 27,3%. A mesma pesquisa dava Ideli em quinto lugar para o senado, e todos sabem o que aconteceu no dia seguinte: ela apareceu em primeiro lugar *.

    Em 2006, além dessa papagaiada do segundo turno, o mesmo IBOPE/RBS dava para Fritsch 9% na véspera da eleição, sendo que no dia seguinte ele bateu nos 14,3% nas urnas.

    Considerando o fato de que o IPOBE e a RBS são grupos super sérios, que nunca cometeram e jamais cometerão qualquer deslize ético, resta apenas acreditar na possibilidade do PT trabalhar incansavelmente a madrugada toda que antecede ao pleito na mais eficiente e fantástica boca de urna que se tem conhecimento.

    (*os dados das pesquisas e dos resultados estao disponíveis nos endereços www1.uol.com.br/fernandorodrigues e http://www.tre-sc.gov.br , respectivamente)

    Posted by felipe | setembro 25, 2010, 21:08
  23. Eu não confio em pesquisas. Quem faz a auditoria das mesmas? Quem me garante que não são descartadas algumas respostas desinteressantes? Quem garante que pouco mais de 1000 pessoas representa todo o eleitorado? Tem pesquisas que sequer considera o número de pessoas que se recusam a responder as pesquisas.
    Sobre pesquisas já escrevi algo em meu blog no dia 22/08
    http://alameda1976.wordpress.com/2010/08/22/verdades-e-perguntas-sobre-pesquisa-eleitoral-eleicoes-2010/
    abraços!

    Posted by Gilberto | setembro 27, 2010, 12:03
  24. Se não bastasse o Lula me ligar em casa sábado, ontem foi a Dilma que me ligou. Quero ver se o PT vai divulgar quantos milhões foram gastos para ligar para 190 milhões de brasileiros 2 vezes. Farra do boi foi suspensa mas farra com o dinheiro do contribuinte é uma coisa insana.

    Posted by Antonio Carlos | setembro 27, 2010, 12:18
  25. Com relação ao pessoal da Angela não reclamar quando ela estava na frente eu lhes explico, óbvio que quem está na frente nunca reclama, mas quem está com tudo armado sabe o que eu estou falando, eles próprios pedem para que apareça o candidato deles mais atrás do que está e o opositor mais na frente que está, para a curva da virada se dar bem próximo ao pleito e virem com esta história de turno único, nada impressiona mais que uma virada, é assim no futebol, é assim em tudo, do cara que nasce pobre e fica rico e por ai vai, não acredito nem aqui e nem no plano nacional, o povo precisa de mais tempo para decidir e isso só o 2º turno dá.

    Posted by diego maravalhas | setembro 27, 2010, 15:37

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos