// você está lendo...

Tolices

O caso da senha “de brincadeirinha”

Depois de ler o noticiário sobre a quebra de sigilo de contribuintes na Receita Federal, resolvi ter uma conversa séria com a minha gerente, no banco.

– Dona Gerente, bom dia. Trata-se do seguinte, alguém tirou dinheiro da minha conta e eu preciso que o banco me reembolse urgentemente.

– Oh, isso é grave. Como é que tiraram o dinheiro da sua conta?

– Alguém pegou a minha senha e fez a retirada.

– Um roubo, ou um sequestro relâmpago, o que houve?

– Não, eu não sei, alguém usou a minha senha sem eu saber. Preciso que o banco reponha esse valor subtraído. E rápido, pra não entrar no cheque especial.

(passam-se alguns dias)

– Seu Cesar, verificamos as imagens do caixa automático e o senhor aparece fazendo a retirada que o senhor diz que não fez.

– Infâmia, como vocês afirmam algo que não podem provar!

– A gente pode provar, tem a imagem da câmera…

– Em todo período eleitoral sempre aparece alguém querendo tumultuar o processo. Isso de dizer que só porque tenho a senha de acesso da conta fui o responsável pela retirada é uma irresponsabilidade. Pois eu acho que foi o banco que fez a retirada, justamente para me incriminar. Eu sou apenas uma vítima do capital transnacional e dos desmandos do governo FHC. Que, por falar nisso, privatizou todas as riquezas brasileiras a troco de banana!

– Pois é, mas quem retirou o dinheiro foi o senhor.

– De maneira nenhuma! Não vou permitir que essas manobras dos banqueiros golpistas venham conspurcar meu bom nome. Ou vocês devolvem o dinheiro retirado indevidamente, por interpostas pessoas, da minha conta, ou…

– Deu. Já chamei a polícia. O senhor se explica com eles. Até mais.

Putz, não deu certo. Mas como é que com eles sempre dá certo? Tem até gente defendendo os pobres petistas!

“Ninguém provou que o PT tem alguma coisa a ver com isso. Pode ser alguém do PSDB que se infiltrou. Viram que não vão levar no voto, querem levar no tapetão!”

O secretário da receita foi indicado pelo governo e é mantido pelo governo. Os principais cargos foram providos pelo governo (ou, pelo menos, pelo esquema sindical que se nutre do governo). O PT tem sido competentíssimo em ocupar os espaços estratégicos do governo. Tiveram oito anos para isso e até criaram uns tantos cargos comissionados novos. E aí querem fazer-nos acreditar que deixaram nas mãos do PSDB justamente uma área sensível como a Receita Federal? Uau! E como é que um partido com todo esse poder e essa gente infiltrada não consegue resultados melhores nas pesquisas? Fantástico!

A culpa, então, da violação do sigilo de algumas dezenas de pessoas, poderia ser da oposição? Tá, e o governo, que não controla seus servidores e permite essa invasão absurda, não tem responsabilidade sobre nada? Coitados dos petistas. Preferem ser chamados de ingênuos, incompetentes e burros, a admitir que alguns dos seus são desonestos ou corruptos? E insistem, oito anos depois, que a culpa de tudo é dos onipresentes e todo-poderosos tucanos? Burros. Por que não substituíram esses tucanos malignos por petistas de confiança, nos cargos comissionados das áreas mais sensíveis?

Bom, bricadeiras e sarcasmo à parte, o fato é que estão desmoralizando uma ferramenta de segurança essencial para qualquer sistema: a senha. A senha, que existe e foi criada para assegurar que determinada pessoa entrou no sistema a tal hora de tal dia e ficou remexendo nos dados por tanto tempo, agora perdeu sua validade. Pode ter sido emprestada, roubada, cedida. E a dona ou dono da senha não pode ser acusado ou responsabilizado de nada.

Claro, se a gente tentar aplicar o mesmo golpe com o gerente do banco, como vimos acima, não vai colar. Mas na receita e em outros órgãos federais de grande credibilidade, tudo bem. O pessoal é compreensivo. E burro. Ou mais esperto do que a gente imagina.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. De duas uma: Ou estas pesquisas de intenção de voto para presidente estão “erradas” ou então os novos supostos “aloprados” são mais burros do que imaginamos.

    Posted by Yuri | setembro 2, 2010, 15:28
  2. Cesar, eu já trabalhei em algumas empresas, e em quase todas eu vi a mesma coisa: o chefe/gerente entregando a senha para seus subordinados ou estagiários, para que ele não tivesse que ficar autorizando, toda hora, todas as transações. Está errado? Com certeza. Mas é muito comum. Também já trabalhei com pessoas que conseguiam “pescar” a senha dos outros só de olhar a pessoa digitando uma única vez. Não estou defendendo a moça da senha não, mas pode não ter sido ela a responsável. Quem revirou os dados, com toda certeza, queria tirar algum proveito disso (a favor da Dilma ou do Serra, pouco importa). O maior problema nisso tudo, pelo que eu vejo, é a desmoralização da receita federal, é a desmoralização dos demais servidores da receita que lutam para trabalhar honestamente. É o mesmo que ocorre na polícia, quando um deles é preso roubando fios de cobre, por exemplo, ou quando um fiscal de tributos é pego aceitando ou pedindo propina para “deixar quieto”, ou quando um médico do SUS cobra consulta “por fora”. Desmoraliza a instituição, os colegas, a imagem. A instituição pode ter 99% de servidores honestos, aí vem o 1% e faz um baita estrago. Confiança é algo que leva muito tempo para se conquistar, e segundos para destruir.

    Posted by Aline | setembro 2, 2010, 15:56
  3. Aline, perfeita sua colocação. As pessoas sem muito argumento preferem personalizar os fatos. Veja o que o PSDB fez no caso: pediu a cassação da Dilma. E claro que o tiro saiu pela culatra. Acredito eu que o maior problema do PSDB é não saber ser oposição, pois está há 20 anos no governo de São Paulo e há mais de 10 na Prefeitura. Será que isso ajuda a confundir? O aliado do PSDB, o DEM (ex-PFL e Arena) nasceu para ser governo. Gostaria muito que eles aprendessem nesses próximos quatro anos, já que não aprenderam nos últimos sete. Não estou aqui para defender a Dilma e o PT, mas o meu desejo é ver uma oposição mais atuante e inteligente. Caso contrário este pessoal que está aí fica mais 12 anos.

    Posted by Duda Hamilton | setembro 3, 2010, 10:20
  4. Aline. Sem amores pelo Serra. A coincidênia é que o sigilo violado era APENAS de gente ligada ao PSDB. Nenhum aloprado do PT foi ‘violado’. Aliás, só se soube porque vazou o encontro de alguns aloprados da Lanza – da campanha da Dilma – com arapongas que vendiam facilidades.

    Posted by LesPaul | setembro 3, 2010, 19:07
  5. Duda e LesPaul, não vou votar no Serra, mas tb não gosto da Dilma. Mas reforço que a instituição foi, é e será a mais prejudicada com isso tudo…

    Posted by Aline | setembro 4, 2010, 14:27

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos