// você está lendo...

Jornalismo

Aulinha do Tio Cesar em Chapecó, ao vivo!

Se os aeroportos funcionarem direito, logo mais estarei em Chapecó para participar da Semana da Imprensa Catarinense, em comemoração aos 179 anos da publicação do primeiro jornal no estado (mais detalhes aqui).

A Associação Catarinense de Imprensa, o jornalista Marcos Bedin (que é o organizador local da festa) e o curso de Jornalismo da Unochapecó reservaram-me o privilégio de fazer a primeira palestra do evento. Será hoje à noite, às 19:30, no auditório do blogo G, no campus daquela universidade.

Se tem uma coisa que a vida ensina, é que simplificar é sempre melhor (e mais difícil) que complicar. Por isso, vou provocar o auditório com um “jornalismo trocado em miúdos”. Qual é, afinal, a essência dessa arte (ofício?) tão mal compreendida? O que se esconde sob os fru-frus das abundantes teorias e sob o charme dos rostinhos bonitos (ou nem tanto) que aparecem na TV como se fossem celebridades artísticas? E qual o papel da internet nisso tudo?

Naturalmente, vou também tentar levantar algumas questões sobre o presente e o futuro da profissão, aproveitando o momento dramático que a crise internacional dos jornais oferece. E a perplexidade criada nos jovens e veteranos com a extinção da regulamentação profissional no Brasil.

Na mala estou levando perguntas e dúvidas. Mas espero que os presentes aceitem as provocações e do debate surjam algumas respostas. Ou, no mínimo, novos questionamentos.

A PROGRAMAÇÃO

Os festejos da ACI serão realizados em várias cidades, de hoje até agosto. Abaixo, o programa:

...

...

DE OLHO NA CAPITAL, O LIVRO

O tal “lançamento” do livro que está previsto no programa significa que, depois da palestra, autografarei os exemplares do “De Olho na Capital” que a turma do oeste tiver adquirido. Claro que, prum autor independente, que não tem grandes esquemas de divulgação e distribuição, essas oportunidades de vender uns livrinhos são importantes. Mas eu acho que o fundamental, hoje à noite, é o debate e a conversa sobre jornalismo. É pra isso, principalmente, que estou indo e é pra isso que espero que vocês todos estejam lá.

Tenho vários(as) ex-alunos(as) que vivem em Xanxerê, Chapecó e arredores que, se aparecerem, não só me darão grande alegria, como poderão ajudar, rindo de novo daquelas velhas piadas sem graça que o tio sempre usa pra manter a platéia acordada. :-)

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

Comments are closed.

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos