// você está lendo...

Porque hoje é sábado

Idéias que vale a pena espalhar

Vocês conhecem o TED, ou pelo menos já ouviram falar dele? Se já conhecem, podem avançar alguns parágrafos, porque vou resumir do que se trata para quem ainda não o conhece.

Segundo está explicado no próprio site (em inglês), TED é uma pequena organização sem fins lucrativos dedicada a difundir idéias que vale a pena espalhar. Começou em 1984 como uma conferência que reunia gente de três mundos: Tecnologia, Entretenimento e Design (TED, sacou?). De lá pra cá seu foco foi se ampliand cada vez mais. Além das duas conferências anuais — a TED Conference em Long Beach e Palm Springs (EUA) cada primavera, e a TEDGlobal em Oxford (UK) no verão — o TED inclui o premiado site de vídeos TEDTalks, os projetos de Tradução Aberta e TV Aberta, o programa TEDx (onde os eventos são organizados de forma independente) e, anualmente, o Prêmio TED.

O que vamos comentar e ver a seguir está relacionado mais diretamente com o TEDTalks.

As fantásticas e espetaculares palestras registradas e divulgadas pelo TED têm a grande vantagem de serem curtas (entre 3 e 18 minutos) e apresentadas por gente que conhece profundamente do que está falando e sabe se expressar. Além, é claro, de terem excelente qualidade de imagem e som. O problema é que são apresentadas em inglês e ainda tem muita gente, no mundo, que não domina essa língua internacional.

Mas agora seu problemas acabaram: o projeto Tradução Aberta já oferece um número grande de vídeos com legendas em português brasileiro. Para saber em que línguas há tradução, vá até esta página e clique no botão à esquerda para abrir a lista de idiomas. Quando se escolhe uma língua, a seleção de vídeos muda para mostrar apenas aqueles que já estão traduzidos. Também é possível escolher qual o evento que se quer conhecer e a duração das palestras.

O trabalho de tradução é feito por voluntários

O trabalho de tradução é feito por voluntários

E é desse fantástico TED que eu trago três palestras para este sábado, como uma espécie de amostra da diversidade de temas. O legal é cada um explorar o site e encontrar palestras que tratem de assuntos de seu interesse ou que possam aguçar ainda mais sua curiosidade e inspirá-lo de alguma forma. De nada adianta ter diante dos olhos e ao alcance dos dedos uma internet, se a gente não a utiliza para ampliar os horizontes e conhecer novas idéias e novos modos de encarar velhas idéias.

Atenção, nos vídeos abaixo, para ativar a legenda, clique em “View subtitles” para abrir o quadro com os idiomas e escolha sua preferência. Daí é só clicar no play. Enjoy.

(Para chegar a esses vídeos selecionei português brasileiro, o evento TED2010 e limitei a escolha a palestras com 6 minutos).

Tim Berners-Lee: a verdadeira transparência é abrir os bancos públicos de dados

Jonathan Klein: fotos que mudaram o mundo

Alan Siegel: o combate à burrocracia começa pela simplificação da linguagem

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Querido,

    Aqui tem uma participação brasileira no TED que é muito interessante: http://tinyurl.com/26ggzuw ;)

    Beijo da fã.

    Posted by Julie Philippe | junho 5, 2010, 11:09
  2. Great!
    Este endereço aqui também é fantástico http://academicearth.org/
    tudo em inglês, claro.

    e este aqui, em português, aí da nossa UFSC. O professor Mortari é sensacional.

    http://www.cfh.ufsc.br/~cmortari/l1-vid.html

    Posted by paulo henrique | junho 6, 2010, 19:16

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos