// você está lendo...

Caraminholas

A desmoralização da PMSC

A Polícia Militar de Santa Catrina está criando uma história triste e embaraçosa de descontrole que não faz jus às suas próprias tradições. Ontem, desacatou fotógrafos e prendeu jornalistas de novo. Só faltou fazer, como fez no episódio da prisão do Sarará, uma acusação canhestra de que os repórteres estariam bêbados. Talvez, se tivesse feito, a RBS tivesse mais uma vez demitido seus profissionais, como fez com fotógrafo Sarará. Que foi preso em circunstâncias semelhantes às de ontem, numa manifestação também envolvendo transporte público.

Ou os soldados da PMSC estão mal treinados e sucumbem à menor pressão, ou seus oficiais são incompetentes e não conseguem se fazer obedecer. O fato é que a falta absoluta de bom senso com que jornalistas, vez por outra, são abordados pela PMSC, deixa antever um grave problema. Ou de disciplina, ou de falta de treinamento. Nos dois casos o governador, se tivesse realmente peito e quisesse de fato exercer sua função de comandante, deveria exigir explicações e punir os responsáveis.

Mas todos sabemos que isso não vai acontecer, porque os oficiais não estão preocupados com a imagem da corporação e a soldadesca quer mais é ver o circo pegar fogo. E o governador, ora, o governador Pavan não é homem de peitar policiais nem de exigir coisa nenhuma da milicada. Seria uma enorme (e positiva) surpresa, se ele pelo menos tomasse conhecimento do que a PMSC está fazendo sob suas vistas. Esperar que tome alguma providência, aí já é puro delírio.

O que realmente marca o cidadão honesto, pagador de impostos e eleitor quites com seus deveres, é que, quando precisa da polícia (ao ser assaltado ou ao pressentir que sofrerá alguma violência), recebe o desprezo, quando não sofre chacotas de quem deveria protegê-lo. E quando se trata de uma manifestação contra o assalto que a prefeitura e as empresas estão fazendo aos cidadãos, a PMSC coloca todo seu efetivo na rua.

Nesse momento não falta combustível, não falta viatura, não falta papel, não falta vontade. E até sobra a mesquinha e covarde forma de agir dos que não têm razão: usam a prisão arbitrária, a intimidação rasteira e a violência gratuita para tentar amedrontar o cidadão.

Mal sabem eles que o resultado dessa ação imbecil é apenas a perda de credibilidade, a perda de autoridade e a demonstração cabal de que a PMSC, que já foi uma força respeitada e respeitadora, não é mais a mesma.

Uma pena.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Cesar,

    por volta de oito da noite recebi uma ligação de um primo advogado que queria contato com a imprensa por ter visto um garoto de 16 anos sendo espancadao pela polícia durante a tal manifestação. Ele contou que parou o carro, se identificou como advogado e advertiu aos policias que tomaria atitude contra a agressão ao menor. Sabe o que aconteceu os policiais mandaram para qualquer lugar que ele não me disse. Os caras não têm medo de nada. Quem está dando garantia a eles que podem fazer o que quiserem sem medo de punição?

    Posted by Janine | maio 22, 2010, 01:39
  2. que lixo, esta polícia catarinense! é muito mais fácil bater e prender jornalista do que dar fim à onda de assaltos e assassinatos em vários bairros da Capital. um bando de covardes, isso, sim.
    e eu não tenho a menor simpatia por essas manifestações de filhinhos de papai, mas a polícia deve agir dentro da lei. de outro modo, não passa de um bando.

    Posted by paulo henrique | maio 22, 2010, 03:18
  3. [...] This post was mentioned on Twitter by Esther Amaral, Latao Florianopolis. Latao Florianopolis said: Grande texto do jornalista @cvalente, sobre a postura policial: http://tiny.cc/p2n54 #porumavidasemcatracas #contraoaumento [...]

    Posted by Tweets that mention De Olho na Capital | A desmoralização da PMSC -- Topsy.com | maio 22, 2010, 08:04
  4. Moacir, os policiais só cruzaram os braços nas eleições de 2004, quando Angela era prefeita e Dario candidato a governador, sob as bênçãos de LHS. A PMSC de Florianopolis, sob o comando do amicissimo Cel Rowlow do Dario Berger, está a serviço desse prefeito. Daí se excederem, e tudo vale a pena se é para preservar a “imagem” do prefeito Dario Berger.

    Posted by belmiro | maio 22, 2010, 09:48
  5. Belmiro, lamento informar que não me chamo Moacir. E o Dario em 2004 não era candidato a governador, pela simples razão que naquele ano esse cargo não estava em disputa. :-)

    Posted by Cesar Valente | maio 22, 2010, 10:46
  6. lamentavel
    do dia a dia. e a noite tambem a cidade esta desprotejida.não se vê um alma fardada. para combater. roubos assaltos. na av. beira mar norte. rua bocaiuva frei caneca, a situação é deseperadora
    no centro anda-se em todos lugares e nem policia
    mais quando a população levanta-se contra abusos que ora se contasta
    aumento de preços de onibus. ai sim apareçe 500.soldados a agredir menores
    estudantes, que sofrem na pele os preços altos de tarifas de onibus
    mais o governo municipal. e estadual são os culpados
    paulo dutra

    Posted by paulo dutra | maio 22, 2010, 11:31
  7. Manifestações de filhinhos de papai… Tá gozando né. Quem está ali é uma parcela dos poucos instruídos, com mínima noção de cidadania, no meio de uma população boca-mole. Aposto que quem fala nesse tom possui carro, não utiliza dos ônibus há anos (ou nunca precisou). Enquanto isso, a cidade afunda na m…

    Posted by João | maio 22, 2010, 12:06
  8. Recordar é viver:

    http://www.youtube.com/watch?v=HAE0IRzzlag

    O tenente-coronel Newton Ramlow está sendo processado pelo TRE-SC por fazer propaganda nos quartéis para Dário Berger. Será que agora isso vai virar pauta dos jornais?

    Posted by Alexandre | maio 22, 2010, 12:25
  9. Dá cada vez menos vontade de continuar morando em Florianópolis e até em Santa Catarina. O que se ve por ai é besteira atrás de besteira, sujeira atrás de sujeira, cagada atrás de cagada. A ação da PMSC e todos seus afluentes (cavalaria, GRT, canil) durante a manifestação de quarta-feira foi ridícula, para não dizer coisa pior. Deslocar todo seu dito contingente para deter cerca de 1 mil manifestantes é brincadeira. Fora a forma de repreensão promovida pela mesma, prendendo, atirando, batendo nos estudantes e outros manifestantes. Totalmente fora de controle. Não tenho palavras para exprimir a vergonha que tenho da PMSC e de seu comandante, Nilton Ramlow, que age sobre clara e pura influência política. Sobre Dario Berger, melhor nem falar. Eu me pergunto o que pensam nesse momento os eleitores do dito cujo sobre as atrocidades que o mesmo anda cometendo sobre a cidade. Será que estão felizes perante os escândalos que não param de aparecer dia após dia? Outra coisa que gostaria de citar é a falta de uniao do cidadão florianópolitano. Prefere que a tarifa e outros preços públicos chegue a valores exorbitantes do que juntar-se a manifestações para defender seus parcos e mínimos direitos. É triste saber que o povo fica de braços cruzados, com cara de tolo, enquanto roubam cada vez mais e mais.

    Posted by Gabriel | maio 22, 2010, 12:51
  10. Tudo isso que vem acontecendo na PMSC é fruto do mal “comandamento”, como diria o Cel. Eliésio.
    Que orientação profissional vai ter um soldado de um “comandante” metido a massaranduba (vou dar porrada!) e que gosta muito é de aparecer nos programas televisivos de óculos escuros, estilo xerifão?

    Posted by Amauri | maio 22, 2010, 12:53
  11. Meu caro, vc deve estar pretendendo um empreguinho na RBS pra escrever essas besteiras aí…Jornalista não pode ser preso, não pode cometer uma transgressão?? Vc insinua corporativismo da PM e vc não está sendo corporativista?? Que tal esperar uma apuração do caso, isso seria uma atitude profissional, como aliás está fazendo a tua RBS, continue assim quem sabe te contratem…
    QUE PROPREZA DE ESPIRITO!!!

    Posted by Sergio | maio 22, 2010, 13:15
  12. A impressão que eu tenho é que os três poderes daqui estão dominados por uma sinistra irmandade mafiosa invisível que tudo controla sob o manto enganador das aparências democráticas. Gostaria que essa impressão fosse apenas um delírio meu.

    Posted by Virson | maio 22, 2010, 14:36
  13. Sérgio, a gente está só reagindo ao comportamento habitual de alguns maus policiais que de vez em quando resolvem “dar um pau” nos fotógrafos e jornalistas pra mostrar que são os tais. Foi o que aconteceu no caso do Sarará e provavelmente foi o que aconteceu agora. Conheço o repórter que foi preso (foi meu aluno, por coincidência) e não se trata de um desacatador contumaz. E não acho que a PM esteja sendo corporativista, acho apenas que está sendo mal comandada, mal treinada e, também, mal paga. A gente não tem culpa disso porque pagamos nossos impostos em dia. Não deveriam, portanto, os policiais, vingar-se nos contribuintes. E quanto ao emprego na RBS, fique tranquilo. Não está nos meus planos. A melhor forma da PMSC mostrar à população que o que escrevi é besteira, não é me xingando: é só agir com eficiência no cumprimento dos seus deveres.

    Posted by Cesar Valente | maio 22, 2010, 14:45
  14. Sérgio, vai ajudar a PM a botar os vagabundos na cadeia – que é o que ela deveria fazer e não faz. A menos que você seja um deles. Já sei: prender bandido é um pouquinho mais perigoso e dá um trabalho!!!!!!

    Posted by paulo henrique | maio 22, 2010, 15:21
  15. É bom lembrar que jornalista não pode ser impedido de realizar o seu trabalho. Nesse caso o profissional estava acompanhando uma manifestação. Isso significa ficar de olho nos manifestantes e, evidentemente, também nos policiais. Ele não era coadjuvante. Transformaram-no.
    E a lente da máquina do repórter fotográfico, quebrada pela PM? Outra agressão!

    Posted by Schneider | maio 22, 2010, 21:40
  16. Cesar, me perdoe pela troca de nome, involuntária, e pela troca de cargos e data eleições do Dario. Agora, para completar, lembrei que o Pavan esteve em Nova York e trouxe o ex prefeito de lá aqui para implantar o Tolerância Zero… então tá, começou: a polícia será intolerante até com os jornalistas

    Posted by belmiro | maio 23, 2010, 10:59
  17. Quem acha que certa esta a policia deve ser PM ou alienado. Eu participo das manifestaçoes que estao ocorrendo por conta do aumento das tarifas, nao por ser “filhinha de papai” como alguem citou acima, mas sim por ter noçao do quanto a prefeitura e os empresarios de transporte (nesse caso) estao roubando da população. E o que eu tenho visto lá por parte da polícia é um absurdo. Eles batem, dão choque, fazem qualquer coisa a troco de nada nada! E falo isso com convicção,porque meus amigos (entre tantos outros por outros motivos) apanharam por subir no meio fio pra procurar uma amiga perdida na multidão de cerca de 5 mil pessoas do dia 13/05. Acho um absurdo ver a cavalaria, a GRT, elicoptero da PM, os caes e os policiais armados ate os dentes, porque pra subir morro nao há mobilizações desse tamanho por parte da polícia, mas para pegar estudantes (de menor muitas vezes) e jornalistas, dai sim eles vão as ruas, porque para eles é facil pegar gente sem arma que só vai as ruas pra pedir por seus direitos. E uma observaçao que eu fiz, no dia 13/04 quando haviam cerca de 5 mil pessoas, a polícia não partiu para cima dos estudantes pra valer, até pra isso provaram ser inuteis. Tiveram que esperar o número de pessoas baixar pra ter coragem de mostrar o tamanho da sua graaaande força. Todo cidadao tem direito de liberdade de expressao, de se manifestar! Uma pena viver em uma quase ditadura em um governo que se diz democratico.

    Posted by Marcela | maio 23, 2010, 11:10
  18. Basta ter olhos e cerebro pra ver e refletir que essa ação da polícia, é nada mais, que mostrar sua verdadeira face fascista e truculenta. Enquanto monopólio do uso da força, legitimado pelo Estado, a policia grita, xinga, prende, espanca, e faz falsas acusações com a intenção de coagir a população para o exercício garantido na constituição – direito a manifestação.A policia utiliza toda sua força repressiva ao inves de lutar pela democratização da sociedade, e no cumprimento da constituição. Pois assim como saúde e educação são um direito transporte também o é, e não deve ser visto como um ramo de negócio, coisa de empresários, e sim controlado pela população). Enquanto os manifestantes estavam sendo presos duas pessoas foram detidas por roubo de 30kg de picanha e alguns chocolates, na delagacia eram humilhados pela policia, picanha só pro Dário?, só para os barões que vivem as custas da expropriação do trabalho dos trabalhadores?, Pela igualdade economica já!!!!! Pelo fim da Propriedade Privada!

    Revogação do aumento da tarifa já! Municipalização do transporte e controle popular! Pela limitação da ação policial!

    Posted by Marcos | maio 23, 2010, 11:22
  19. não apenas o jornalista, qualquer um pode filmar o que quiser em local público. Várias pessoas foram agredidas, e tiveram a câmera quebrada, mas infelizmente a única que deu repercussão foi a do jornalista profissional. E esperar que a RBS vá se pronunciar verdadeiramente contra a falta de liberdade, e a repressão, é sonhar alto.

    Posted by André | maio 23, 2010, 11:42
  20. É impressionante o despreparo, incompetência e falta de prioridades na PMSC! Onde estão os policiais para subir nos morros e prender os traficantes que todos sabem quem são? E para multar e prender os milhares de motoristas embriagados nas madrugadas de Floripa? A criminalidade cresce e a ilegalidade toma conta das ruas da cidade, enquanto a polícia perde tempo com manifestações de estudantes.

    Posted by Luiz | maio 24, 2010, 01:25
  21. Virson, o que você chama de “uma sinistra irmandade mafiosa invisível que tudo controla sob o manto enganador das aparências democráticas” eu chamo de maçonaria. Nossa polícia é, de fato, mal preparada. Agem como se não fizessem parte do povo. Perdem a noção nos momentos em que precisariam de calma e firmeza. Mas isso também é um pouco culpa da população. Quando um PM prende um gurizão, malandro, com zilhões de passagens, e desce o sarrafo no cara, tem gente que aplaude. O problema é que, naquela hora o PM desceu o pau num malandro, e pode, amanhã, descer no seu filho, vizinho, pai, mãe, ou em você (independente do motivo, pq ele decide, ele tem o poder, ele pode – na cabeça dele). O problema não está na formação da PM em si, mas da população como um todo (o povo está, cada dia que passa, mais mal educado, grosseiro, estressado, malandro, trapaceiro, enganador…).

    Posted by Aline Graziela | maio 24, 2010, 13:28
  22. A PM é o espelho desse comandante (…) q é o Newtom Ramlow. Seus soldados são (…) q não respeitam o cidadão, não só nas manifestações como cotidianamente. A milicada ainda respira os ares da ditadura, em q se julgavam superiores aos reles civis, q com seus impostos pagos ao Estado pagam também seus salários. PMSC=VERGONHA! FORA RAMLOW!!!

    Posted by Marcio | maio 24, 2010, 16:02
  23. [...] Não vou chover no molhado dizendo o quão vergonhoso é para a polícia este tipo de atitude, mas certas coisas, nas últimas semanas passaram de assunto que, outrora era grotesco, para cotidiano. E isso é extremamente perigoso. Já houve até repórter da RBS sendo preso em serviço, o que é alarmante (preciso dizer que o Tenente-Coronel Nilton Ramlow, chefe da polícia, me garanti, após pedir meus documentos, que é “amigo da imprensa”) dentro de um estado que, na sua fantasiosa concecpção, entende-se por democrático. [...]

    Posted by Quem não pula quer tarifa! | outro blog, outra página | maio 28, 2010, 02:07
  24. Nossa,concordo plenmente,deveriamos extinguir a policia,policia pra quê?Uma anarquia seria melhor,imagine uma sociedade sem policia,oquê acham?Seria bom,não é mesmo?E pensando bem oquê leva um policial militar a arriscar a sua vida por terceiros?Você,eu,nós em nossas profissões arriscariamos nossas vidas pelo próximo,correndo o risco de voltar para casa em um caixão?Acho que não.Alguém aqui já houviu falar em motivação profissional?Pensem nas raízes desse problema chamado segurança pública,reflitam em quem eleger nas próximas eleições…

    Posted by Emerson | maio 28, 2010, 02:15
  25. Emerson, não misture alhos com bugalhos e, por favor, releia o que tenho escrito sobre a PM, desta e de outras vezes: o que se lamenta é a facilidade com que o mau comportamento e os maus policiais têm ocupado espaços na polícia. O que se reclama é da falta de pulso dos oficiais. Da falta de treinamento que leva muitos policiais ao comportamento inseguro e violento. Tá na hora de termos uma polícia profissional, onde aqueles que têm motivação e boa vontade, sintam-se bem e orgulhosos da sua corporação.

    Posted by Cesar Valente | maio 28, 2010, 08:22
  26. Sobre o Ramlow fazendo campanha para o Dário, os dois são da mesma loja Maçônica.
    O tragicômico da pancadaria da PM na manifestação é que tem até policial P2, infiltrado e filmando os manifestantes, que apanhou dos colegas.

    Posted by M. | maio 28, 2010, 13:11

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos