// você está lendo...

Amigos

Da arte do encontro

Foto: Alice Prina

Foto: Alice Prina

O tal “lançamento” do livro em Brasília era pra ser, desde o começo, uma reunião de amigos que não se viam há tempos. E, maravilha das maravilhas, foi exatamente isso. Nem vou entrar em detalhes, porque iria me estender muito. Afinal, tenho alguma historinha pra contar de praticamente todas as pessoas que estiveram lá.

Quer um exemplo? A Graça Seligman. Moravam, ela e o Milton em Florianópolis, em 1977, no Portinari (r. Esteves Jr, perto da Rio Branco), onde Lúcia e eu compramos o apartamento para morar depois de casados. Acabamos amigos e a Graça nos fotografou com tal arte que usei a foto no convite de casamento. Um convite impresso na rotativa do jornal O Estado, numa folha de jornal standard, grandona. A foto ocupava o tamanho todo da folha, num dos lados.

Depois eles vieram morar em Brasília e acabamos, graça e eu, trabalhando juntos na EBN (Empresa Brasileira de Notícias) em 1985. Há uns dez anos, pelo menos, não nos víamos. Esteve lá ontem (o Milton, executivo da Ambev, estava no Chile ou coisa parecida). E assim foi, com a maioria, numa noite de muitas emoções.

Na Câmara dos Deputados, votações importantes que se estenderam noite adentro retiveram vários amigos e colegas. Mesmo assim, a deputada Ângela Amin (PP) deu um jeito para dar uma passadinha rápida e não perder as votações. O deputado Coruja (PPS), leitor inveterado, mandou seu assessor de imprensa (não por acaso ex-aluno do jornalismo da UFSC) buscar um livro.

Na mesma hora, em outro local, estava sendo lançado um livro com textos de vários autores, sobre o Beirute, lendário bar brasiliense. Mesmo assim o Lourenço Cazzarré, velho amigo,  também avô recente e autor consagrado apareceu, com sua Luíza, para conversar um pouco, antes de ir para seu próprio lançamento.

Tem até quem esteja se tornando habitué: o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murilo, amigo e ex-aluno, esteve no lançamento de Florianópolis e também no de Brasília. Em agradecimento, dispensei-o de comprar dois livros.

Foto: Lúcia Valente

Foto: Lúcia Valente

O “evento” ocupou o pátio do Martinica Café, ao ar livre (nesta época não chove mais em Brasília). Quem escolheu o local e se ocupou de boa parte da “produção” e dos convites foi o Zanoni Antunes, esse que aparece na foto, comigo. É também um velho companheiro de redação. Nos conhecemos em 1985 na EBN (ele era chefe de reportagem e eu editor geral) e depois trabalhamos juntos na Gazeta Mercantil, sucursal de Brasília, há exatos dez anos. Ele dirigia a redação e eu era o secretário de redação. Nossa missão era reforçar a sucursal, para enfrentar a concorrência do Valor Econômico, jornal que foi lançado em 2000. E, graças à habilidade do Zanoni, conseguimos montar uma equipe de craques que fez o Valor comer poeira por um bom tempo (até que a Gazeta, ferida de morte por seus próprios erros administrativos, implodiu).

Na foto lá em cima, que mostra duas das mesas aparecem, na mesa em primeiro plano, da esquerda para a direita, a Simone Garcia, jornalista catarinense, de Itajaí, que agora está trabalhando na Presidência da República, o namorado dela e fotógrafo do Estadão, André Dusek (sim, sim, irmão do Eduardo), o Lúcio Lambranho, repórter do premiado site Congresso em Foco e o presidente da Fenaj.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Emanuel Medeiros Vieira não foi???

    Posted by maria mara | maio 5, 2010, 16:55
  2. Que beom tê-lo de volta, guerreiro. Sucesso com teu livro. Vou dar a minha contribuição. Abraço.

    Posted by Moisés Hoegenn | maio 5, 2010, 17:47
  3. O Emanuel estava naquele outro lançamento, do livro sobre o Beirute, que também tem texto dele.

    Posted by Cesar Valente | maio 5, 2010, 18:19
  4. Emanuel estava embarcando pra Bahia, num é m^pombo? Parabéns e um penhorado (já que estás em Brasília) abraço, Paulão – com um exemplar a espera de autógrafo (dizem que vale uma grana nos sebos deste Brasil varonil).

    Posted by LesPaul | maio 5, 2010, 19:41

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos