// você está lendo...

Generalidades

Administração pública terceirizada

Bug on a computer chip

Bug on a computer chip from Stock Photo

Foi entregue ao Núcleo de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho e Defesa da Moralidade Administrativa da Procuradoria Regional do Trabalho (12ª Região – Santa Catarina), uma queixa muuito interessante, formulada por aprovados (e não chamados) em concurso do Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina).

Eles estão, naturalmente, exercendo seu “jus sperniandi”, porque o governo da modernidade, em vez de utilizar a mão de obra deles, que prestaram concurso e foram aprovados, prefere fazer licitações milionárias para contratar firmas que fazem o mesmo serviço com mão de obra terceirizada.

Mas a denúncia vai adiante: mostra que há um movimento claro do governo LHS em direção à ampliação da terceirização. Olha só:

“Como se estas informações não fossem suficientemente preocupantes, recebemos a notícia de que tramita na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina o projeto de lei complementar PLC/0004.0/2008 que altera o § 2º do art. 173 da Lei Complementar nº 381, de 2007, que dispõe sobre o modelo de gestão e a estrutura organizacional da Administração Pública Estadual.

Este projeto tem como justificativa a facilitação da contratação de serviços terceirizados nas áreas de informática e comunicação. O texto explica que o quadro funcional do CIASC está defasado, não tendo profissionais suficientes para prestar os serviços a que se propõe. Ora, compreendemos que este projeto não só prejudica o interesse público, como prejudica o estado na medida em que permite a contratação de profissionais terceirizados em cada órgão para suprir suas necessidades na área de informática. Desta forma estaria sendo usado um vil subterfúgio para terceirizar as atividades do CIASC através de outros órgãos onde a subcontratação destas atividades não feriria diretamente o que reza o art. 37, II, da Constituição Federal.

Se, como argumenta o Sr. Deputado Rogério Mendonça, o problema reside na falta de efetivo para dar continuidade aos serviços do CIASC, somos 148 concursados, mais outros tantos classificados com notas que os colocam aptos a integrar os cadastros de reserva, que estão aguardando suas contratações com ansiedade. É fato, inclusive, que alguns de nós já estão sofrendo represálias nas empresas onde trabalham por conta da aprovação no concurso, correndo sério risco de ficarem desempregados e sem os meios de prover adequadamente para si e para os seus enquanto estiverem aguardando a contratação no CIASC.”

Tem uma certa lógica: se para tanta coisa LHS acha melhor trazer uma grife estrangeira, instalar uma filial, do que estimular iniciativas locais, por que usaria a mão de obra local, da casa, pra tocar o governo? Muito melhor contratar firmas de fora. Sai mais caro, mas é mais chique.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Só esqueceu de dizer que estas licitações do ciasc são ilícitas pois vão de encontro com a atividade fim da empresa (ciasc) o que é ilegal.

    Ah sem falar, que após a denúncia, removeram do site (ciasc) as licitações denunciadas ao MPT.

    Assumindo a culpa?

    Posted by Junior | outubro 14, 2009, 11:43
  2. Cesar o Ciasc e uma brincadeira de mau gosto, fomos aprovados com todos os méritos e devido ao grande numero de vagas o processo foi bem concorrido. Agora com o novo presidente do Ciasc em exercicio ele não quer convocar nenhum dos aprovados e ficam enrolando dizendo que estão com problemas internos. Fale bastante disso pq queremos trabalhar e o nosso direito adquirido, pois no edital constavam numeros de vagas. Abraços

    Posted by Gabriel Silva | outubro 14, 2009, 11:48
  3. Eles não vão trazer uma filial da Microsoft para SC!
    Assim com Balé, Orquestra, etc, etc.?

    Posted by lh | outubro 14, 2009, 12:11
  4. Cesar,

    Eles foram aprovados ou compõem cadastro de reserva? Digo isto porque o Supremo já definiu ser obrigação da administração pública chamar todos os aprovados até o preenchimento do número de vagas divulgadas no edital.

    É por isso que agora só se vê por aí concurso de uma vaga ou cadastro de reserva…

    Posted by José Vitor | outubro 14, 2009, 13:19
  5. José Vitor,

    Não há somente cadastro de reserva para este concurso do CIASC, e sim aproximadamente 148 vagas, distribuidas em 11 cargos conforme o edital:
    http://www.aocp.com.br/concursos/arquivos/editalaberturaciasc01.PDF?

    Posted by Junior | outubro 14, 2009, 14:10
  6. O Pavan vai trazer uma filial do FBI para Santa Catarina..

    Posted by Belmiro | outubro 14, 2009, 14:11
  7. Jose Vitor

    São aprovados dentro do numero de vagas, eles calcularam diversas vagas qdo o edital foi aberto, 62 analistas de sistemas , 18 analista de suporte e por ai vai … So que era na gestão anterior .. agora entrou um outro “Indicado” no Ciasc que mudou a estrategia da empresa …

    Posted by Gabriel Silva | outubro 14, 2009, 14:12
  8. Pode ser feito “caixa 2″ de contratos (de serviços terceirizados, mas não de folha de pagamento …KKKKKKKKKKKK

    Posted by NMilanez | outubro 14, 2009, 15:07
  9. Isso aí a gente sabe bem como que é .. O presidente “indicado/laranja” do CIASC deve ser amiguinho do dono da POLITEC .. aí ao invés de convocar os concursados, fazem uma dúzia de licitações milionárias para a ATIVIDADE FIM DO CIASC (o que é ilegal) (que são sempre vencidas pela POLITEC) e ganham um por fora do amiguinho, aquela verbinha p/ o partido na campanha … barbadinha ..
    o negócio é tão na cara, que só não vê quem não quer ! E ainda vem alegar que terceirizam porque o CIASC não tem mão-de-obra suficiente !! Aí é brincar com a inteligência do povo catarinense .. quando temos nesse momento centenas de aprovados por concurso público, capacitados e loucos para começar a trabalhar, por um custo muito menor e somente aguardando uma convocação da empresa … PALHAÇADA !!!

    Posted by Antenor | outubro 14, 2009, 15:09
  10. Elementar tio Cesar!Terceirizando com gente de fora é mais caro, tem espaço pra meter a mão na bufunfa!!
    Vc foi ao festival de Magica organizado pelo inútil do governo – Edson Busch machado???Tava bom!Comeram a verba de publicidade, não vi nada na cidade!!Sera que não têm vergonha!

    Posted by pedro dantas | outubro 14, 2009, 16:57
  11. Terceirizar a atividade fim da empresa é atestado de incopetência.
    Abrir concurso oferecendo mais de 100 vagas, cobrar inscrição, gastar o tempo das pessoas, dar esperança para quem foi aprovado e simplesmente não chamar ninguém???
    Daí já é coisa de bandido!!!
    Claro, é muito mais proveitoso fazer licitações, ajudar os amiguinhos a ainda tirar um por fora. Pessoal concursado, mesmo sendo mais capacitado, não tem obrigação de votar no governo, sendo assim não é interessante para quem está no poder.

    Posted by Fabiano Matarazzo | outubro 14, 2009, 17:07
  12. Cesar … se vc postar uma materia por dia … dessa empresa administrada por sem vergonhas que se chama CIASC, vc tera muitos acessos diarios pq estamos revoltados com o tratamento que os concursados aprovados estão recebendo, nenhuma informação da mesma, ninguem sabe de nada e temos que ficar aguardando o ministerio publico, que tb está devagar quase parando. E o tempo vai se passando

    Posted by Lucas | outubro 14, 2009, 17:15
  13. É muita falta de compromisso com o interesse público.
    O Centro de Informática do nosso estado (CIASC), segundo estudos do prórpio governo, está aproximadamente 15 anos atrasado em tecnologia e gestão da informação. Resultado de anos de descaso e terceirização dos serviços. Só temos motivos para nos envergonhar!

    Posted by Douglas Mesquita | outubro 14, 2009, 17:19
  14. Algo parecido está ocorrendo com o concurso da secretaria do estado do desenvolvimento econômico e sustentável(SDS). No ano de 2008, a SDS abriu concurso público para o provimento de 90 vagas. Em 11/08/2008 foi publicado em seu site a relação de aprovados e desde então, os candidatos aguardam a convocação da SDS. Após 1 ano de espera a SDS em seu ato nº 1022 – de 28/05/2009, nomeou apenas 24 candidatos das 90 vagas oferecidas. Houve muitas desculpas: calamidades, crises. Porém nada disso justifica a demora na nomeação, porque como publicado no próprio site da SDS, dos 91 funcionários, apenas 19 são concursados, os demais são terceirizados. Sempre que se liga para a SDS tem-se uma resposta vaga, de uma possível data que nunca chega, e os concursados aprovados continuam aguardam sua nomeação.

    Posted by Carla | outubro 14, 2009, 18:06
  15. É triste ver a maneira como o estado de Santa Catarina trata o dinheiro dos seus contribuintes.
    Preferem pagar um valor por pessoa que pagaria 3 concursados para empresas privadas que não entregam os projetos. E pior, isso vai gerar outra demanda de contratação para manutenção e suporte do sistema mal e porcamente entregue, isso é uma teta onde tem muita gente mamando.
    Triste, muito triste.

    Posted by André | outubro 14, 2009, 18:45
  16. O estranho foi que a princípio sairia uma convocação com mais ou menos 20 pessoas… entre o final de julho e começo de agosto… depois que passou a tal “data”… ninguém mais (CIASC) sabia dizer quando os aprovados seriam chamados…

    O pior é saber que estão precisando dos aprovados e a bendita convocação não sai!

    A luta continua!!!

    Posted by Julio | outubro 14, 2009, 18:50
  17. Mesquita, um dos motivos do atraso tecnológico deve ser o desvio de recursos que seriam aplicados em tecnologia para financiar, promover, participar e comprar troféus em eventos como SECOP, CONIP, e-Gov, entre outros. Já viu um estado referência em e-Gov não ter nem um DOE Online ? Fala Sério! …

    Posted by Tetsuo Koik | outubro 14, 2009, 20:55
  18. Parabéns ao LHS e seu amigo Djalma por estarem perdendo algumas CENTENAS de votos!! é isso aí

    Posted by Felipe | outubro 14, 2009, 23:02
  19. Cesar
    Pelo nivel de comentarios dá para perceber o nivel de propridão que o Ciasc está se encontrando … culpa do seu presidente Djalma de Amorim que não autoriza as convocações dos concursados e tb da gerente de recursos humanos Lisabete Tereza da Silva Kleinubing que tb não faz nada a respeito … fale mais Cesar estaremos apoiando !!!

    Posted by Lucas | outubro 14, 2009, 23:26
  20. Caros, acalmem-se…. o que vcs não sabem lhes digo; trago agora ao conhecimento de vcs o seguinte: o CIASC, através do seu ex-Presidente Hugo e do seu ainda “Diretor Técnico” Eduardo Sguário dos Reis (que pásmemmmm, tá aí até hoje) foram quem exigiram esse concurso, mesmo sabendo que não teriam dinheiro para pagar a folha destes novos concursados, pois eles foram avisados pela Sec. da Fazenda que não tinham recursos para tal demanda, aliás, o CIASC sequer paga seus fornecedores, que o diga a IBM (mainframe). Estes dois insistiram no concurso, e agora tá aí, vcs paganso o pato. Detalhe, o Hugo não é mais Presidente, apesar de ainda navegar pelos corredores do Centro Administrativo, e o “Diretor” Eduardo Sguário dos Reis faz pouco caso de vcs, ele rí a cada notícia sobre este assunto. Em resumo, a incapacidade e irresponsabilidade adminsitrativa destes dois “moribundos” causou este transtorno à vcs e ao Governo. Uma dica: procurem/cerquem o tal Hugo Hoeschel no Centro Administrativo, onde ele dá expediente atualmente a tarde (…), e esse tal “Diretor” Eduardo Sguário dos Reis no CIASC, onde ele tbm dá expediente (…), e cobrem deles, os verdadeiros responsáveis (ou irresponsáveis) por este concurso que vcs fizeram, e passaram. Não é defesa, mas o coitado do Governador nem sabia deste concurso, ficou sabendo pelo edital publicado.

    Valeuuuuuu………..

    Posted by Antonio da Silva | outubro 15, 2009, 22:35
  21. Antônio, se é assim, pq o Ciasc informava que “logo” iriam chamar?

    Pq informaram, inclusive no site da empresa, que estavam somente fazendo uma reorganização e assim que estivesse completa chamariam? Isso no mês de junho/julho, ou seja, já sob a nova direção. Se não tinham intenção de chamar então que não publicassem que iam chamar.

    Infelizmente o CIASC tirou a notícia do ar de uma hora pra outra.

    Posted by ... | outubro 15, 2009, 22:57
  22. Antônio Silva, agora sim deu pra entender este enrolado certame do CIASC. Quer dizer então que o Huguinho, travesso q só ele, bolou esse negócio em companhia do Dudu risonho sem o consentimento dos Capatazes da Fazenda? Mas, se esse menino é tão levado assim, porque que ele ainda tá lá na Távola dos Magos (CONSULT, se nao me falha a memória). E tem mais uma coisa, pra que mesmo que a SEF iria autorizar concurso se dá pra terceirizar todo o desenvolvimento dos sitemas para empresas competentes como POLITEC, TATTA, GABARITO, etc. Tens razão, coitado mesmo do LHS com estes subordinados traquinas.

    Posted by Tetsuo | outubro 15, 2009, 23:46
  23. Pois é colegas, o CIASC de hoje é um submundo que vcs nem imaginam, vida que segue!

    Posted by Antonio da Silva | outubro 16, 2009, 19:03
  24. Ô Antoninho.. meu querido.. voce só pode estar delirando né? Dizendo que a culpa é do antigo presidente? Pois isto pouco nos interessa.. fato é que existem licitações ilegais em andamento, ora pois se TEM DINHEIRO para terceirizar atividade fim (que é ilegal), não teria para pagar o salário dos concursados? Então que acabem estas licitações, esses rolos.. essa sujeirada toda..
    Digite o seguinte no google: mpt + ciasc + concurso, e voce irá se deparar com a seguinte notícia “(MPT cobra R$ 40 milhões do Estado de SC e da Assembléia Legislativa por irregularidades trabalhistas e falta de concurso público)” fev/2008.. portanto concurso não é um ATO IRRESPONSAVEL, mas sim ajusta de conduta imposta pelo MPT.. uma tentativa de acabar com essa sujeirada toda que estamos vendo por ai..

    Posted by Felipe | outubro 24, 2009, 01:40

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos