// você está lendo...

AGOSTO – QUATRO ANOS DE OLHO

Recordar é viver: Lula indignado com o PT!

Agosto é o mês de aniversário da coluna De Olho na Capital, que mantenho no Diarinho e que é a base deste blog. Pra comemorar, todo dia vou colocar aqui alguma coisinha publicada em 2005, pra gente lembrar como tudo começou. Abaixo, notinhas extraídas da coluna de estréia, em 13 de agosto de 2005:

QUE É ISSO, COMPANHEIRO!

O companheiro Lula agora deu para dizer que é mais que todo mundo. Ontem, afirmou que está mais indignado que qualquer um de nós. Ele disse que criou um partido limpinho, bonitinho, diferente e quando foi ver tinham (quem? quem?) transformado o PT numa espécie de paraíso fiscal eleitoral, uma catedral do caixa 2. E ficou muito indignado, o marido traído. Mais indignado que todos nós.

Não sei vocês, mas eu achei que a gente merecia, do Presidente que a maioria elegeu, mais respeito. Até para que a gente volte a respeitá-lo como se deve.

TROCA-TROCA MALÉFICO

O ex-governador Esperidião Amin tem afirmado que no centro da questão, na raiz do escândalo que abala o País, está a cooptação, a compra de políticos. O chamariz utilizado para seduzir o político e fazer com que troque de barco pode assumir diversas formas: dinheiro em espécie (o tal mensalão), cargos, vantagens pessoais, verbas para sua região, etc e tal. Nenhuma delas, no entender de Amin, torna o problema menos grave.

E para mostrar que essa prática (de comprar, cooptar ou seduzir gente de outro partido) é uma preocupação antiga, Amin saca das gavetas da memória um artigo do Código Comercial, que desde 1850  já previa punição para quem deixasse o outro a ver navios:

“Art. 500 – O capitão que seduzir ou desencaminhar marinheiro matriculado em outra embarcação será punido com a multa de cem mil réis por cada indivíduo que desencaminhar, e obrigado a entregar o marinheiro seduzido, existindo a bordo do seu navio; e se a embarcação por esta falta deixar de fazer-se à vela, será responsável pelas estadias da demora.”

TAL E QUAL

Montado a partir de uma soma de correntes políticas, o Partido dos Trabalhadores tem sido (mal) dirigido por um agrupamento chamado de Campo Majoritário, que por sua vez é composto por várias tendências. E eles são acusados, desde bem antes do mar de lama explodir, pelas tendências mais à esquerda, de embicarem o PT na direção da direita e do conservadorismo, tornando-o um partido eleitoral, igual aos outros em tudo. Até na bandidagem. É deles que os socialistas querem se livrar.

LICENÇA, SEU DALMO?

Queria aproveitar este cantinho para dedicar esta coluna ao grande Dalmo Vieira e pedir a ele uma mãozinha de vez em quando.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Ele continua não sabendo de nada e sendo amigo do Sarney. Só que agora com a familia toda bem empregada.

    Posted by amilton alexandre | agosto 2, 2009, 12:17
  2. Tio César,

    E nós catarinenses e florianopolitanos entamos vivendo governos piratas! O Amin, tem coluna, para lembrar teu 1 ano!
    Parabéns

    Posted by lh | agosto 2, 2009, 18:29
  3. É preciso que fique bem claras as ligações entre os nossos governantes locais e o Sarney.
    Tudo farinha do mesmo saco (PMDB)que usa o cargo apenas com finalidade política por meio de conchavos e benesses, sem qualquer compromisso com a administração pública !
    Não devemos nos esquecer dos famosos Planos Cruzados I e II, que sem qualquer consistência econômica serviram apenas para enganar o povo, “os fiscais do Sarney”, apenas para eleger os governadores e deputados do PMDB !

    Posted by Carlos A | agosto 3, 2009, 11:04

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos