// você está lendo...

Leituras online

Amanhã é feriado do quê mesmo?

Aposto que tem muita gente que “esqueceu” por que amanhã é feriado, né? Pra refrescar a memória, valho-me da ajuda do Zulmar Faustino, que é assessor de imprensa da Arquidiocese de Florianópolis. Ele preparou um resumo histórico sobre o “Corpus Christi”:

“O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

deolho11-corpuschristiAcontece numa quinta-feira, em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A celebração teve origem no século XIII (em 1243), em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada (Eucaristia) conduzida em um ostensório (foto) é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais.”

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Parece que Corpus Christ não é feriado oficial, mas, sim, ponto facultativo.

    Parece que há um feriado estadual do dia 11 de agosto, que eu não lembro o motivo, mas que ninguém sabe que existe.

    Abraço!

    Posted by Artur de Bem | junho 11, 2009, 00:45
  2. Como o país é rico e não precisa produzir quase mais nada, fazemos feriados em profusão. No Rio de Janeiro é feriado no dia de Zumbi e também no dia de São Jorge (que nem é mais santo oficial). Este último feriado, recentemente promulgado, foi uma iniciativa do vereador bandido Jorge Babul, que de tanto aprontar excessivamente acabou expulso do PT. Claro que a homenagem, de certa forma, era a ele próprio, o são Jorge da zona oeste. O Brasil tem feriado pra tudo, até pra chegada da seleção. Quem é emprreendedor sabe o prejuízo que dá tanta paralização. Apesar do estado ser laico, cá vamos nós para tudo para rezar e lembrar o corpo de Jesus (nós quem, cara pálida?)

    Posted by Carlos X | junho 11, 2009, 09:29
  3. César, feriado em latim, chique assim, só mesmo no Brasil…

    Posted by paulo stodieck | junho 12, 2009, 07:41

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos