// você está lendo...

Deputados

Descentralização em debate

Na sessão de hoje da Assembléia Legislativa um dos partidos da base, o PSDB, monopolizou o caráter pitoresco do debate sobre a descentralização.

Enquanto o deputado Serafim Venzon elogiou o trabalho das Secretarias do Desenvolvimento Regional (SDRs), dizendo que são uma maravilha e levam de fato o governo para perto do cidadão, seu colega de partido, Nilson Gonçalves atacou em direção oposta, não só rebatendo Venzon mas, principalmente, o governo do qual seu partido faz parte (ou vocês esqueceram que o vice-governador é do PSDB?):

“Não podemos tapar o sol com a peneira. Precisamos corrigir o que está errado, pois existe muito secretário regional que não vem cumprindo com sua função. O desenvolvimento do estado não é justificativa para a criação de 36 secretarias e, no mínimo, o governo deveria acabar com 13 delas”, disse o deputado.

E disse mais, segundo me contaram os correspondentes do De Olho no parlamento: “ele chegou a falar que tem SDR que não faz nada e até inventa ata de reunião pra justificar sua existência”. Uau!

Aí, é claro que a oposição embarcou na canoa e deu a maior força pro tucano desgarrado. O deputado Silvio Dreveck (PP) também afirmou que em alguns municípios as secretarias não funcionam: “É preciso ser revisto esse processo de governar nos municípios, uma vez que alguns secretários não fazem nada.”

Diante do bafafá, peemedebistas e demos correram pra defender o governo e as SDR, mas ninguém mais brilhou como o Nilson Gonçalves, que conseguiu a façanha de, com uma de suas pernas, dar uma canelada na outra. E vice-versa. Prodígio de ser contra sendo a favor. Alguns até tentaram chegar perto, fazendo uma defesa um tanto quanto envergonhada, do tipo “é visível a necessidade de ajustes para acabar com algumas irregularidades, mas não reconhecer o trabalho dessas secretarias é falta de sensibilidade política”, como afirmou o deputado Ismael dos Santos (DEM).

É claro que o esperto do Ponticelli vai levar correndo o dvd da sessão e as transcrições taquigráficas para o Tribunal de Contas do Estado. Afinal, segundo material divulgado pelo TCE, “O processo de descentralização e a relação custo-benefício dessa forma de execução orçamentária terão atenção especial” no exame das contas de 2008 do governo do estado, cujo relator é o conselheiro Salomão Ribas Júnior. O conselheiro certamente gostará de saber que tem SDR inventando ata de reunião e que deputado da base do governo acha que pelo menos 13 (treze? hum…) poderiam ser extintas imediatamente.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Oh o secretário fazendo campanha no seu reduto eleitoral (Cidade de Braço do Norte)
    http://www.verdevaleam.com.br/?p=2759

    Posted by Carlos | maio 15, 2009, 00:54

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos