// você está lendo...

Vereadores

A generosa Câmara de Florianópolis (atualizado)

A Câmara Municipal da capital vai mostrar ao mundo a que veio. Prepara-se para gastar a bagatela de R$ 700 mil em publicidade e propaganda. E, de quebra, quem sabe (como mero efeito colateral), até pode turbinar a candidatura de seu presidente a alguma coisa (deputado, prefeito, o que o “povo” quiser).

A turma nem acreditou, quando botou os olhos no pedido de abertura de licitação. Parece que nunca antes nessa Câmara tinha acontecido de algum presidente abrir dessa forma as torneiras do cofre. Muito menos em tempo de crise (crise pra quem, cara pálida?). Imagino que as agências estejam todas ouriçadas com mais esta providencial injeção de recursos públicos. Será que também já se sabe quem será a feliz administradora da graninha? Ou teremos que esperar pelo final do processo licitatório?

ATUALIZAÇÃO DO FINAL DA TARDE

Conversei há pouco com o Raul Sartori, diretor de Comunicação da Câmara e que faz parte da comissão de licitação que vai escolher a agência de propaganda. Ele me explicou que a contratação de uma agência é necessária porque a mesa diretora pretende realizar uma série de ações sociais e institucionais ao longo do ano, que vão requerer alguma divulgação. Para Sartori, a verba publicitária da Câmara é mínima em comparação com outros legislativos e foi obtida com o saldo da economia feita em outras áreas.

Quanto ao remanejamento de pessoal na TV Câmara, que um comentarista citou, o Raul explicou que a Andréa Busato saiu porque o marido ocupa um cargo comissionado na Câmara e, mesmo terceirizada, havia cobrança quanto a esta situação. A outra moça, Scarlet, saiu porque foi trabalhar com o super-secretário João Batista.

Praticamente todo o pessoal da TV Câmara é contratado por uma produtora de São José, a Primer (que tem canal na tv a cabo e também transmite as sessões da Câmara de Vereadores daquela cidade). E como em todo esquema de terceirização dos governos municipal, estadual ou federal, a nomeação dos profissionais para a a empresa terceirizada passa pela autoridade que, teoricamente, teria terceirizado essa responsabilidade. Ou seja, é claro que o presidente Gean tomou conhecimento e deu seu aval às movimentações que, na prática, foram feitas pela Primer.

Ah, e tem outra coisa: o contrato com a Primer está para terminar. E parece que a Mesa está aguardando a licitação da agência de publicidade. Então foi feito um aditamento por mais algum tempo, até a solução do caso. Tal e qual tantas outras repartições públicas, que sempre vivem às voltas com essa história (nem sempre bem contada) de terceirização de mão-de-obra.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Acho que o pessoal não se assustou com o valor, creio que o susto grande foi ver que pediram uma licitação.

    Posted by Wilmor Henrique | abril 23, 2009, 18:59
  2. se ja temos publicidade de omibus urbano, dizendo a maravilha que eh o transporte nesta cidade, nao assusta a camara alardear o quanto e quanto trabalha…vai dar muito servico aos publicitarios

    Posted by jose trevisan netto | abril 23, 2009, 19:29
  3. Francamente Cesar, isto é uma quantia relativamente baixa para o mercado publicitário. Não acho que 700 mil seja uma exorbitância. Absurdo é a Assembléia gastar 6 milhões e a prefeitura estar licitando mais 10 milhões além dos atuais 3 milhões. E pior, uma licitação marcada para a Agência Neovox, do marketeiro e secretário “oficial” do Prefeito.

    Posted by Marcos | abril 23, 2009, 21:03
  4. Quem vai cudar da grana deve ser o mesmo cara, né? O nosso Marcos Valério…

    Posted by Pierre Alfredo | abril 23, 2009, 22:07
  5. Esse é o caminho para a grande imprensa não importunar com pergunas indiscretas !
    Luiz 15 -O feiticeiro ensinou para o aprendiz Moribundário que por sua vez passa os ensinamentos para o “independente” presidente da Câmara !
    Ássim o DC só dá notícia boa !

    Posted by Carlos A. | abril 24, 2009, 10:18
  6. POSSO ASSINAR COM O PSEUDÔNIMO, PROFESSOR??

    Interessante essa informação,
    Professor. Nos corredores da Câmara o que mais se comenta é a recente demissão da jornalista Andréa Busato e da repórter Scarlet (foi quarta-feira, depois do feriado). Segundo os bem informados do pedaço, os dois lugares serão ocupados por Carlos Eduardo Lino e Gustavo Bossle, filho do Vanio. Segundo dizem o Lino parece tem uma produtora…será que atende os requisitos de “melhor técnica”?

    Canarinho da Terra

    Posted by Canarinho da Terra | abril 24, 2009, 11:15
  7. E o ético Raul Sartóri está engolindo tudo isso?
    Hum…, sei não, mas acho que a casa vai mudar ainda mais.

    Posted by epaminondas | abril 24, 2009, 11:52
  8. a grande novidade não contaste. O raul devide seu gabinete com O Marcelo Possamai. depois de oito anos assessor de Imprensa da Angela Amin e agora tambem dono do Jornal Carona está lá com as bençãos do Dário e Gean.
    Deve ser a melhor técnica.

    Cada vez pefiro mais o Raul .
    Seixas é claro

    Posted by amilton alexandre | abril 25, 2009, 21:24
  9. Convenhamos,
    Agora ja sabemos as razões daquela briga do Gean com o Dário no governo municipal.
    O melhor é fechar as Câmaras mesmo.
    lá é ninho de cobras e jacarés.

    Posted by Flavia | abril 27, 2009, 16:07

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos