// você está lendo...

Deputados

O espetáculo continua

“Acampamento” diante da Assembléia

“Acampamento” diante da Assembléia

Na torcida. Foto de Jonas Lemos Campos/Alesc

Na torcida. Fotos de Jonas Lemos Campos/Alesc

Valho-me do texto da Rose Padilha, da assessoria de imprensa da Assembléia Legislativa, para mostrar a vocês como anda o clima que antecede o jogo, digo, a sessão de hoje à tarde. Tem torcida organizada, faixas e tudo mais. Uma festa.

Código ambiental será votado na tarde de hoje

Considerado um dos mais importantes projetos que já tramitaram no Legislativo estadual nos últimos anos, o Projeto de Lei nº 238/08, do Executivo, que institui o Código Estadual do Meio Ambiente, será votado na tarde de hoje (31), a partir das 14 horas, no Plenário Osni Régis.

A matéria, que engloba 26 leis estaduais relacionadas ao tema, motivou a vinda a Florianópolis de milhares de agricultores de todas as regiões do Estado, que veem na aprovação do projeto “a salvação da agricultura catarinense”. Gente como o agricultor Waldair Antoniazzi, 58 anos, que, a exemplo dos pais e avós, sempre viveu da atividade rural. “Esse código ambiental representa a salvação ou a falência da agricultura. Uma das causas do êxodo rural é a legislação federal, que em vários casos impede até um filho de agricultor de construir sua casinha no campo”, lamentou.

Organizados em caravanas e capitaneados por 11 entidades ligadas ao agronegócio, que montaram uma grande infraestrutura, com lonas, telões, alimentação e transporte, a maior parte dos agricultores se instalou na Praça Tancredo Neves, de onde acompanhou pela manhã, através de um telão, a reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Tributação, Agricultura e Política Rural, e Meio Ambiente. Outra parte presenciou atenta a votação da matéria nas quatro comissões.

À tarde, durante a votação, deverão ser aproximadamente 10 mil agricultores “de olho” no assunto. Também está sendo aguardada a presença de ambientalistas contrários à matéria. Pela manhã, durante a apreciação nas comissões, não foi registrada a presença de representantes dessas entidades. (Rose Mary Paz Padilha/Divulgação Alesc)”

Para acompanhar pela internet, clique aqui.

O tom dos primeiros oradores continua o mesmo: o país é muito grande, não tem sentido ter uma só lei para todos. Cada estado, cada município, deveria ser livre para fazer sua própria lei ambiental.

Por estranho que possa parecer, apesar de milhares de defensores do Código estarem acampados ao redor da Assembléia, pelo que se ouve na TVAL a turma que está ocupando as galerias, é contra. Pelo menos estão vaiando oradores da base governista. Eliseu Matos (PMDB) teve que pedir respeito, porque não o deixaram falar. O presidente da casa, mais estranhamente ainda, não pediu silêncio para assegurar a palavra ao deputado.

Parece jogo de campeonato mesmo. Daqui a pouco vão começar a xingar o juiz. Para os deputados, mudou completamente o clima. Aplausos na sessão das comissões, vaias no plenário.

Ah, e vai sobrar pra Marina Silva, que resolveu dar pitaco na questão catarinense na Folha de S.Paulo.

O presidente Jorginho Mello (PSDB) aproveitou um ofício da procuradora da República Analúcia Hartmann para dizer que o Legislatico catarinense é um poder autônomo, como se ela estivesse pretendendo intervir ou proibir alguma coisa. Jorginho fez uma média, jogando para a platéia, como se a procuradora só tivesse enviado a correspondência porque “tem bastante gente aqui pra ouvir”. Alguns deputados favoráveis ao Código o consideraram ofensivo e inoportuno.

Quem tiver curiosidade em ler o que irritou tanto o presidente Jorginho, pode clicar aqui (em boa parte é o texto do artigo que transcrevi abaixo).

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

Comments are closed.

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos