// você está lendo...

Pérolas do DOE

Atlazotz milionário

O título é uma brincadeira com o nome do Werner Zotz, dono da editora Letras Brasileiras, que foi brindada com R$ 4,3 milhões (sem licitação, claro, nem precisa perguntar) para produzir, para a Secretaria da Educação, 170 mil “Atlas de Santa Catarina”.

Como já conversamos há algum tempo, acho que o governo LHS aboliu essa história de reais, milhões de reais, etc. Agora é tudo em Luíses. L$ 4 equivale a R$ 4 milhões. Assim, os 170 mil atlas custarão apenas L$ 4, o que, convenhamos, não parece muito caro.

Segundo o registro da transação no Diário Oficial do Estado, os tais atlas devem ser distribuídos às escolas estaduais. Na média serão cerca de 113 exemplares para cada uma das 1.500 escolas que existem no estado.

A Letras Brasileiras é uma editora que produz livros e revistas de grande qualidade editorial e gráfica. Tornou-se fornecedora preferencial do governo LHS, a quem abastece, nos idiomas dos países visitados, de material sobre Santa Catarina. E agora ganha esse presentão de ano novo (o secretário Paulo Bauer assinou a compra em 4 de janeiro de 2009).

Não tenho muitas dúvidas que o Zotz e sua equipe conseguirão entregar o pedido (embora no DOE não conste um prazo para isso). As dúvidas são mesmo quanto à inexigibilidade de licitação.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Esse Werner Zotz é o mesmo que foi Secretário de Estado?? (do Meio Ambiente, se não me falha a memória). Se for, é mais um “amigo” da iniciativa privada, com capacidade pra orbitar o Governo…

    Posted by Otto | fevereiro 25, 2009, 19:21
  2. O Jarbas Vasconcelos andou falando sobre isso na semana retrasada. Esta fome do PMDB pelo poder e por suas benesses maracutaienses já perdeu qualquer vestígio de educação: avançam no prato com gula e destemor, pouco importando se alguém vê, comenta, critica, reprova. Vale tudo mesmo e sem essa de licitação, mesmo que marcada (o que mostrava algum pudor, ao menos). Depois o povão vota neles mesmo, como se viu nessa e em outras eleições. É o Bananil de sempre…

    Posted by Carlos X | fevereiro 25, 2009, 19:42
  3. Além de mais este absurdo, o que falta é a motivação disso ser a impressão do atlas geográfico das famigeradas SDRs. Já pensaram? Além do geográfico, viria o mapa político, com o loteamento dos cargos e o econômico, com os gastos por SDR. Pensando assim, talvez a impressão do tal atlas não seja tão ruim…

    Posted by Yuri | fevereiro 25, 2009, 19:48
  4. Acho que a dispensa de licitação no caso dos atlas está correta. Afinal, é uma emergência! Como bem disse o governador, Santa Catarina derreteu como um sorvete. E o ano letivo está aí e os alunos precisam se familiarizar com a no va geografia do pedaço. Ô gente faladora!

    Posted by jânio | fevereiro 26, 2009, 10:29
  5. A Letras Brasileiras não é do Werner oficialmente, mas de dois laranjas: Jackzam e Eriberto. O esquema funciona assim: a Letras publica um livro (como o Atlas) e finge que é para colocar nas livrarias (vende por um preço módico, incompatível com o custo do material). Como só ele tem esse Atlas, o governo dispensa a licitação. Mas só ele tem o atlas porque sabe que o governo compra com dispensa de licitação. Todavia, nenhuma outra editora publica um atlas como esse porque não tem a certeza da compra do governo, só a Letras, entenderam.

    Posted by Cego | fevereiro 26, 2009, 11:51
  6. Cesar,
    Só para lembrar que em 1986 o Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado elaborou um primoroso Atlas de Santa Catarina, com uma equipe multidiciplinar, sem trambiques nem outros “quetais” para explicar.

    Posted by Carlos | fevereiro 26, 2009, 23:06
  7. e não nos esqueçamos de mencionar também o presidente da camara catarinense do livro, que é quem ganha 10% de comissão pra certificar que só a editora do Zotz é habilitada para o serviço, daí podendo se dispensar licitação.

    É uma coisa tão escrachada quie até dó :(

    Posted by Jorge | fevereiro 28, 2009, 10:40

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos