// você está lendo...

Perigos da internet

Golpistas em grande atividade

Por algum motivo ainda não esclarecido, os golpistas de internet parecem especialmente ativos nos últimos dias. Hoje de manhã, por exemplo, ao abrir a caixa postal, estavam lá, me esperando (depois de terem driblado os filtros do provedor e do meu próprio programa de e-mail), as seguintes mensagens urgentes:

1. Do “Terra Mail” advertindo, em letras vermelhas, que a conta será banida em 5 dias porque está “enviando vírus em massa” (sic). A solução é simples: clicar no link e fazer o recadastramento.

2. Também do “Terra Mail” avisando que um problema nos computadores deles causou a perda de milhões de e-mails e que se quiser voltar a usar o e-mail é preciso fazer o… recadastramento. Basta clicar no link.

3. A “Caixa”, informando que fez mudanças nos servidores e que por isso é preciso “atualizar os dados cadastrais”. Para isso, é só clicar no link (e informar seus dados bancários, claro).

4. Do “Bradesco Net Empresas” também sobre mudanças no sistema (mudaram a chave de segurança) que vão exigir uma atualização cadastral para poder continuar acessando a conta. Instruções detalhadas: “Para realizar a atualização basta clicar no caminho abaixo e em seguida clicar em download e logo após em executar, feito isso aguarde alguns segundos e siga as instruções de instalação.”

5. Da “Gol” comunicando que a compra da passagem (de Florianópolis a Salvador) foi aprovada e vai ser debitada do cartão de crédito. Caso “desconheça essa compra” basta clicar no link.

6. Do “Maycow Lima”, com algumas perguntas sobre o currículo que eu teria mandado pra ele. Para ver as perguntas, naturalmente, é só clicar no link.

7. E da “eduardagata” com imagens que ela fez com a “cam” (e que só mandou agora porque tinha perdido “o cabo da máquina”). Para ver o vídeo é só…

Enquanto mando esses e-mails para o programa anti-spam (que, como se nota, é meio lentinho, custa a aprender o que é e o que não é), fico pensando se tem alguém que ainda cai nessas histórias. Deve ter, porque senão a coisa não continuaria com tanta insistência. Não seria o caso de obrigar os vendedores de computadores e provedores de acesso, assim como se obriga os fabricantes de cigarro, a advertir os usuários desses perigos?

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Ei Tio César, no discurso do LHS onde ele cita as várias situações em que SC é líder ele esqueceu-se desta.
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u498677.shtml
    Inté.

    Posted by Joanildo | fevereiro 4, 2009, 11:37
  2. Tudo isto daí recebi também. O engraçado é que (fico pensando) qual banco e ou organização abriria conta prûm cara com nome Strixflamea.
    Ainda mais: Qual pai daria este nome a um filho.
    Strix.

    Posted by Strix | fevereiro 4, 2009, 11:38
  3. Cesar, tô vendo fanstasmas ou contrataram um hacker pra atacar os blogueiros???

    Posted by LesPaul | fevereiro 4, 2009, 13:15
  4. César,

    Primeiramente preciso te parabenizar pelo novo layout do site, mudou da água pro vinho. (O mosquito também acertou a mão ao sair do blog gratuito).

    Segundo, o TERRA não filtra nada, cansei de pagar filtro e receber spam no mail do escritório. A solução foi usar o GoogleApps (www.google.com/a) que fornece serviço de e-mail @domínio do sitem, sendo o que funciona por baixo disso é o gmail.

    Por fim, se estes e-mails continuam a chegar é porque alguém clica neles. Eis aí a “inclusão digital” do brasileiro, somos “adestrados” a apertar botões como ratos de laboratório fazem para ganhar comida. Ensinam movimentos repetitivos sem no entanto mostrar para que serve e como “criar” usando a ferramenta.

    Sugestão: http://balela.info/ site que descreve as principais pragas que recebemos no dia a dia.

    Posted by José Vitor | fevereiro 4, 2009, 14:04
  5. Acabei de receber um da polícia federal.
    Não abri por falta de tempo, pois tive que me esconder. Vai que me envolvam em alguma “moeda verde”.

    Abraço e parabéns pelo site.

    Posted by Rogério | fevereiro 4, 2009, 14:18
  6. César,
    Não se espante, se aqui virou a TERRA ONDE TUDO PODE, por que não poderiam alguns spam ?
    Filtro équenem Ministério Público !
    Não vê nada !

    Posted by Carlos | fevereiro 4, 2009, 17:19

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos