// você está lendo...

Pérolas do DOE

O dinheiro abunda

Nota do editor: este post foi atualizado, no dia seguinte, por esta nota aqui, que corrige alguns dados. E há mais considerações a respeito também aqui, em nota de 3 de maio de 2009, cuja leitura se recomenda para entender o contexto do caso.

Informa o Diário Oficial (aquele ainda em papel, difícil de encontrar, chato de consultar) do dia 22 de janeiro, que o governo LHS contratou (sem licitação, evidentemente), por míseros R$ 1,4 milhão, a International Business Intelligence Asia-Pacific para executar projetos de atração de turistas norte-americanos, portugueses e canadenses.

O estranho nome da empresa, que fala em Ásia, mas foi contratada para trabalhar na Europa e América do Norte, não é nada perto do que se lê no mal ajambrado site que ela mantém na internet. Está lá, em todas as letras, escrito o seguinte:

“O IBI Asia-Pacific se especializa na promoção e venda de Santa Catarina como destino de turismo, abrindo canais com operadoras e agências estrangeiras, através de ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial, e acompanhamento às estratégias de marketing e vendas.”

Sim, a empresa Asia-Pacific é especializada na promoção de Santa Catarina. Deve ser uma das poucas do mundo (donde a dispensa de licitação). A página que deveria informar quem é quem neste fantástico empreendimento apresenta um prosaico aviso de “página em atualização”, mostrando que, de tanto trabalhar por Santa Catarina, ainda não tiveram tempo de escrever cinco linhas dizendo quem são. [Sobre isto, por favor leia a atualização, abaixo]

Mas está lá o endereço de tão versátil empresa… em Blumenau!:

http://www.ibiasia.net/eng/fale_conosco.php

http://www.ibiasia.net/eng/fale_conosco.php

Outra informação que consta do site e que vai deixar preocupados os machões catarinenses, é sobre as prioridades para 2009 (a íntegra aqui):

“Em 2009, um foco especial será dado aos segmentos de turismo de natureza, GLS e negócios e eventos. Dentro da política de segmentação da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, trabalha-se em prol da capacitação de mão-de-obra especializada e de ações promocionais efetivas.

Florianópolis está entre os destinos eleitos pela Embratur como os preferidos do turista GLS internacional. De 26 a 30 de março de 2009, a cidade será sede do Simpósio IGLTA (Associação Internacional de Viagens de Gays e Lésbicas), evento alinhado ao Forum Internacional de Turismo GLS. Há de se esperar um importante aumento no fluxo de turistas internacionais deste segmento a partir desta ação de divulgação.”

O IBI tem também parceria com a Facisc (mas, é claro, sob o generoso guarda-chuvas governamental), num programa voltado para o Sudeste asiático. Hum…

Pra tranquilizar o contribuinte e eleitor catarinense sobre a lisura dos negócios feitos (sem licitação) com esta expedita empresa, basta dizer que em nenhum lugar da internet a gente encontra os nomes de quem são os diretores, responsáveis ou laranjas. Trata-se de uma legítima sociedade anônima.

ATUALIZAÇÃO DA MANHÃ

Um leitor atento descobriu, no site em espanhol da empresa IBI Americas, a listinha dos felizes proprietários (ou melhor, a “equipe permanente”), que estão fazendo Santa Catarina ser, com toda a justiça, abundantemente conhecida. Eu tinha olhado só em português e inglês do IBI Asia-Pacific.

Segundo a versão em espanhol do site, eles são o “Dr. Pedro Guilherme Kraus, doutor em Engª. De Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), California State Univesity, Hayward 2000. – Tese: Modelo de internacionalização de empresas brasileiras. Mestre em Administração, UFSC, 1991”. E o “José Martín Desmaras Luzuriaga. Mestre em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2001. Graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Salvador/Argentina, 1996.”

Em comum eles têm o fato de serem professores visitantes da California State University, Hayward, CA, e terem sido fundadores da Câmara de Negócios Internacionais (CAMBRA) de Jaraguá do Sul,SC.

Mas aí, o visitante curioso que clicar na versão em inglês do mesmo site “IBI of Americas”, verá que a “equipe permanente” não permanece a mesma. Ali, o José Martín é substituído pela “Marlene Hillesheim Kraus, mestre em Gestão de Negócios, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2003. Dissertação: Gestão de fluxo de caixa: um estudo de caso na Comercializadora Alfa Ltda.” Como uma espécie de “origem comum” com os outros, também passou pela Câmara de Negócios Internacionais (CAMBRA/Jaraguá do Sul/SC), onde foi gerente financeira.

Puxa, ainda bem que a graninha está indo para gente conhecida, daqui mesmo. Especialistas em negócios internacionais, é verdade (o que, em alguns aspectos, é diferente de serem especialistas em turismo internacional), mas certamente muito capazes de fazer o que LHS quer que eles façam (seja lá isso o que for).

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. Abunda é ótimo Cesar….

    Posted by Canga | janeiro 28, 2009, 08:53
  2. Enquanto isso o nosso governador fica bundiando pela Europa, Ásia e alhures.

    Posted by Canga | janeiro 28, 2009, 08:55
  3. Que maldade, Cesar, tá tudo aí: http://www.ibi-americas.com.br/esp/profissionais.php
    A IBI tem como sócios a dona Joceli e o Sr. Jose Martin Desmaras Luzuriaga, e existe desde 2005, firmemente estabelecida no endereço residencial do casal. O que é um contratinho de 1.4 milhão para essa portentosa empresa, de capital social de 10 mil? Tu, também, só vê maldade nesse mundo, heim?

    Posted by Carlos | janeiro 28, 2009, 10:00
  4. “Discubri” porque, até hoje, não murri da pinga.
    É que só tomei cachaça destilada já que a empresa exporta toda a produção da “distilada” prô Sudeste Asiático.

    Posted by Strix | janeiro 28, 2009, 10:17
  5. Um engov antes, um engov depois de ler o Diário Oficial…e outras tantas “últimas notícias” do ilustre governo de Santa Catarina.

    Aquela turnê rock star pra divulgar o congresso de turismo é um dos maiores absurdos da história. Precisa? Por que não usar o dinheiro pra reconstruir SC, em vez de criar uma contribuição? Eu fico envergonhado com notícias como essa turnê porque sei de muita gente que depositou grana pra Defesa Civil, divulgou isso, porque pensou que Santa Catarina realmente precisa de dinheiro. Pelo roteiro do governador, parece que dinheiro tem. Só precisa saber usar.

    Posted by Alexandre Gonçalves | janeiro 28, 2009, 10:25
  6. Pronto, já descobrimos quem colocou Florianópolis entre as 44 cidades do mundo!!!!!

    Posted by maria jose | janeiro 28, 2009, 10:41
  7. Achei a página meio fajuta. Tem cara de ter sido feito tipo “copy ´n paste”, com templates disponíveis por aí…

    WHOIS information for: ibiasia.net:

    [whois.enom.com]
    =-=-=-=
    Visit AboutUs.org for more information about ibiasia.net
    AboutUs: ibiasia.net

    Registration Service Provided By: meudominio.info
    Contact: info@meudominio.info
    Visit: http://www.meudominio.info

    Domain name: ibiasia.net

    Registrant Contact:

    Joceli Marina Cardozo Desmaras Luzuriaga ()

    Fax:
    Rua Lucinio Korte, 244 Apto. 202
    Blumenau, SC 89035620
    BR

    Administrative Contact:

    Joceli Marina Cardozo Desmaras Luzuriaga (jomarina@hotmail.com)
    +55.473238430
    Fax:
    Rua Lucinio Korte, 244 Apto. 202
    Blumenau, SC 89035620
    BR

    Technical Contact:

    Joceli Marina Cardozo Desmaras Luzuriaga (jomarina@hotmail.com)
    +55.473238430
    Fax:
    Rua Lucinio Korte, 244 Apto. 202
    Blumenau, SC 89035620
    BR

    Status: Locked

    Name Servers:
    ns1.locaweb.com.br
    ns2.locaweb.com.br
    ns3.locaweb.com.br

    Creation date: 19 Oct 2005 11:47:40
    Expiration date: 19 Oct 2010 11:47:00

    Posted by Yuri | janeiro 28, 2009, 10:42
  8. Tom… tom… tom… tom… tom… tom tom…(isso sou eu, batendo na mesma tecla pra dizer: A CADA DIA QUE PASSA O TSE PRESTA UM DESSERVIÇO A SANTA CATARINA!!!!

    Posted by Paiva | janeiro 28, 2009, 11:55
  9. Viu Tio Cesar, tem professor que virou blogueiro e tem professor que virou ongueiro e especilista em negócios internacionais, fluxo de caixa e outras cositas mais que refogem a nossa vã realidade.

    Posted by LesPaul | janeiro 28, 2009, 13:12
  10. Só não ver quem não quer…É uma máfia universitaria, um acoberta o outro!!As Fundações dentro da UFSC são vergonhosas…Aquele professor da UFSC que fez pra LHS a reforma administrativa ititulada Projeto Ciceros, estão lembrados??Corre a boca pequena, que o TC do estado ta mandando devolver a grana , é vergonhoso o assalto ao cofre público estadual!!

    Posted by adelia rosa da silveira | janeiro 28, 2009, 14:27
  11. Dispensa de licitação! Qual seria o fundamento legal? notória especialização? Uma empresa criada em 2005? Bem, se trata de contratação nova, por certo ainda não passou pelos crivos do Tribunal de Contas, nem pelas vistas do Ministério Público (se bem que esses órgãos ficaram míopes nos últimos anos). Mas, deve aparecer um cidadão para entrar com uma ação popular.

    Posted by Belmiro | janeiro 28, 2009, 18:09
  12. Abunda? Na minha não….Onde está o Dr. Gercino?

    Posted by Márcia Arquimedes | janeiro 28, 2009, 18:44

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos