// você está lendo...

Perigos da internet

Esse pessoal não se cansa?

Deve ter muito otário no mundo, porque a turma que inventa golpe não tira férias. Todo dia aparece no e-mail uma praga nova. O que acho mais estranho é que, à primeira vista já dá pra ver que é golpe. Mas se continua aparecendo tanto, é porque deve também ter muita gente que cai.

Tem um que avisa que a chave de segurança do Bradesco ficou desatualizada (mesmo pra quem não é cliente do banco) e que pra corrigir, é fácil: basta clicar e recadastrar. Outro informa que a compra foi autorizada e que mil e tantos reais serão debitados do nosso cartão de crédito. E, inocentemente, oferece um link para cancelar a compra ou verificar do que se trata. Claro que ao clicar em qualquer uma dessas coisas, o idiota se ferra.
Hoje apareceu um que é o próprio meta-golpe: avisa que o nosso computador está infectado e ensina como remover o bicho: e ao clicar para isso, o computador fica, de fato, infectado. Olha só o texto: usa palavras e expressões difíceis, justamente pra pegar otários, novatos e gente simples que acredita em papai noel (naturalmente tirei o link, só deixei azulzinho):

“Detectamos que seu e-mail está enviando mensagens contaminadas com o vírus W32.Bugbear.B@mmX2.

Uma variante do vírus W32.Bugbear@mm, worm de distribuição de emails em massa contendo conteúdos ilícitos e que também se propaga através dos compartilhamentos de rede com propriedade polimórfica infectando uma lista seleta de arquivos executáveis.

Elimine esse vírus de seu sistema agora seguindo procedimento abaixo assim evitando cancelamento e exclusão de seu email de nossos servidores.

Baixar Clean_to_W32.Bugbear.cpl em seguida execute para desinfectar os arquivos contaminados.
2° Altere a senha de seu email para assegurar sua segurança.

A não realização do procedimento acima descrito dentro do prazo de 24 horas resultará na exclusão de sua conta de nossos servidores e devidos procedimentos administrativo.”

A chave pra pegar os incautos está não só no fato de que em geral os usuários não fazem uma manutenção muito assídua de suas máquinas, mas principalmente na informação que os e-mails têm “conteúdos ilícitos”. Imagina, distribuir conteúdos ilícitos com o meu nome! Aí a pobre alma insegura clica e se ferra.

Ah, e o detalhe ainda mais perturbador: este e-mail aparece na nossa caixa postal tendo, como rementente, nosso próprio e-mail, o que é só uma artimanha. Na verdade foi enviado por “connie@mail.mafavis.pt” que também pode ter sido um e-mail coletado aleatoriamente, ou não.

O melhor remédio é não ficar paranóico, manter antivirus atualizados, usar defesas nos browsers (os programas com os quais a gente navega na internet) porque muitas das infecções são feitas ao acessar sites contaminados. E, no e-mail, ficar alerta e não clicar em nada. Por mais que tenha vontade de ver a Carla Bruni aos beijos com o Pelé nos jardins da Fifa.

EM TEMPO – o worm à que a mensagem se refere é uma praga antiga, que já teve seus momentos de glória e começou a cair em desuso em 2003. Tanto que a Symantec, em outubro de 2003, baixou o nível de ameaça deste worm de 3 para 2. Ou seja, é conhecido, catalogado e qualquer antivirus o identifica e remove, sem problemas. É muito provável que a esta altura pouca gente o tenha. Há pragas mais modernas e eficientes para “escravizar” máquinas alheias.

Discussão

Comentários estão desativados para este post.

  1. E verdade, esse povo não perde tempo, a maior mentira q acho e essa “A não realização do procedimento acima descrito dentro do prazo de 24 horas resultará na exclusão de sua conta de nossos servidores e devidos procedimentos administrativo” ninguem cancela e-mail assim, so uma dica na duvida consulte no google.

    Posted by marcio | janeiro 17, 2009, 00:36
  2. Valeu…
    Recebi esse e-mail hoje e como não sabia se era viros pesquisei na internet. Agora sei que é vírus!

    Obrigada!

    Posted by Enoema | janeiro 19, 2009, 09:17
  3. Bom dificilmente abro coisas que estão na minha caixa de spam, no caso do hotmail lixo eletronico, mas para saber sobre o tal virus pesquisei na internet e além de constatar que era virus pude ter acesso as boas dicas sobre este… obrigado pela ajuda

    Posted by Edna | janeiro 19, 2009, 13:56
  4. a internet é coisa do capeta mesmo, a gente já tem tanta coisa para se preocupar durante o dia e ainda vem esses e-mail idiotas
    lamentavel …

    Posted by Laura | janeiro 19, 2009, 14:50
  5. Muito obrigado!

    Recebi esse e-mail agora e fiquei preocupado. Se não tivesse dado a dica teria feito uma burrada.

    Posted by Luciano | janeiro 19, 2009, 16:18

Posts recentes

O fim de uma era
23 de maio de 2014, 17:27
Por Cesar Valente
E aí? Abandonou o blog?
6 de maio de 2014, 17:46
Por Cesar Valente
Brasília real aos 54 anos
28 de abril de 2014, 22:12
Por Cesar Valente
Beleza e crueldade
28 de abril de 2014, 22:01
Por Cesar Valente
A semana dos enigmas
17 de abril de 2014, 8:09
Por Cesar Valente

Arquivos